Outros programas e ações de segurança

SIOF (Sistema de Ocorrências Ferroviárias)

Sistema prático da área de Segurança Operacional, destinado à identificação das ocorrências ferroviárias e suas causas, agilizando a tomada de providências e de novas medidas de segurança.

Programa de Inspeções

Inspeções frequentes das condições do material rodante (locomotivas e vagões) e da Via Permanente com o objetivo de eliminar as condições inseguras; investigação de todos os acidentes de tráfego, com apuração de suas causas, elaborando as recomendações necessárias para a sua prevenção e realização de treinamentos constantes de Segurança do Tráfego com a participação de todos os colaboradores.

Treinamento do QOF (Qualificação Operacional Ferroviária)

Treinamento anual voltado para maquinistas, manobradores, agentes de estação, líderes, controladores de tráfego e operadores de veículos ferroviários, tendo como objetivo reforçar as orientações sobre as normas de segurança do tráfego a fim de evitar acidentes.

Diálogo Setorial

Programa voltado para o colaborador, onde são discutidos temas de segurança no trabalho, qualidade, saúde e meio ambiente.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Visa à melhoria nas condições do ambiente de trabalho, realizando o reconhecimento dos riscos ambientais existentes na execução da atividade, recompondo as medidas de controle.

Mapeamento de Risco

Programa que analisa as condições do ambiente de trabalho supervisionado pela Segurança Operacional e Meio Ambiente.

Brigada de Emergência

Organização interna preparada e treinada para atuar com rapidez e eficiência, seguindo o Plano de Atendimento a Emergência, em casos de incidentes.

Programa de Redução e Melhoria das Passagens em Nível

Programa que realiza periodicamente o levantamento, cadastramento e inspeção das sinalizações em PNs, reduzindo as passagens desnecessárias; promove a revitalização e complementação da sinalização existente; instalação de novas placas de sinalização e sinalização ativa e luminosa nas passagens em nível com maior densidade de tráfego.

Segurança do Trabalho

Visando o índice ZERO de acidentes de trabalho, a Ferrovia Tereza Cristina também investe em uma série de ações em prol da segurança dos colaboradores. Entre elas, destacam-se o mapeamento de risco, analisando as atividades dos funcionários em todos os setores da empresa; e a realização de inspeções sobre as condições de trabalho em pátios, oficinas, via permanente, transporte, almoxarifado, refeitório e escritórios.

As condições de trabalho são monitoradas através do Programa de Prevenção e Riscos Ambientais (PPRA), que visa à melhoria nas condições do meio ambiente, realizando o reconhecimento dos riscos ambientais existentes na execução da atividade, recompondo as medidas de controle. Na FTC destacam-se quatro programas: Proteção respiratória, ergonomia, conservação auditiva e proteção contra lesões nas mãos.

A Ferrovia pratica também a especificação, controle, reavaliação e distribuição de equipamentos de proteção individual e uniforme do tipo industrial para todos os colaboradores, cuja função exige o material. Também são realizados periodicamente testes hidrostáticos e recarga de todos os extintores de incêndio da empresa; treinamentos de Segurança do Trabalho para todos os colaboradores da área operacional; criação e treinamento de brigada de segurança e combate a incêndios.

Além disso, todos os colaboradores admitidos passam pelo “Programa de Integração” que ensina as normas, procedimentos e diretrizes de segurança no trabalho de acordo com os padrões da empresa. Outro importante aliado no quesito segurança é o envolvimento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que atua como intermediária entre a empresa e o colaborador, e busca melhorias nos ambientes de trabalho.

O resultado destas ações foi reconhecido com a obtenção da certificação OHSAS 18001, segurança e saúde ocupacional, conquistada em 2008 pela empresa. A norma reafirma o compromisso da FTC em garantir o bem-estar dos colaboradores e o desempenho sadio e seguro de suas atividades.

Voltar para Segurança