SIGEFER e GPS

Por meio do SIGEFER (Sistema de Gerenciamento Ferroviário), todo o trajeto dos trens da Ferrovia Tereza Cristina é acompanhado desde o carregamento e deslocamento até a descarga. Desta forma, a FTC qualificou a obtenção das informações geradas pela circulação de seus trens e está em constante informatização de suas ferramentas. Com o SIGEFER, é possível acessar qualquer terminal da área de Transportes e obter informações sobre o volume e tipo de carga de cada vagão, quantidade de viagens realizadas por esta unidade, o trecho em que se encontra, o pátio e linha que ocupa e a que trem e cliente pertence, além de disponibilizar vários relatórios gerenciais e consulta via web.

Para completar o bom desempenho do SIGEFER, a FTC também implantou um moderno sistema de rastreamento via GPS (Global Positioning System) para monitoramento dos trens. As locomotivas são monitoradas e os dados são transmitidos, em tempo real, para o Centro de Controle Operacional (CCO). O sistema permite acompanhar a velocidade dos trens, sua localização exata; estabelece contato direto do controlador de tráfego com a cabine da locomotiva, por meio de alarme sonoro; permite o desligamento da bomba de combustível, a aplicação dos freios e o corte da tração da locomotiva. Tudo pode ser feito diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO), sem o contato do maquinista, em situações de emergência.

Computador de Bordo

A FTC, em parceria com a empresa Sulcom, desenvolveu um computador de bordo para locomotivas, ferramenta que é de relevante importância para a operação, pois engloba em um único componente, três importantes sistemas: registro de eventos, medição de consumo de combustível e monitoramento das variáveis.

Durante a operação, o equipamento apresenta no display e armazena segundo a segundo informações precisas de velocidade, distância percorrida, localização na via, acionamento de sirene entre outras. Além disso, com o gestor de combustível, contribui com a eficácia dos resultados de testes realizados para mensurar o consumo. Além de gerar economia, a diminuição do consumo de combustível reduz a emissão de CO2, atuando diretamente na preservação do meio ambiente.