Comprometimento e valor evidenciam a profissão Ferroviária

30/04/2019


Pátio Central

A atividade ferroviária tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico de diversas regiões do país e do mundo. Seja no transporte de cargas ou passageiros, as ferrovias têm destaque como forma segura e de melhor custo benefício, quando utilizada como um elo na cadeia do transporte, respeitando a atuação de cada modal. Como homenagem às pessoas que compõem essa profissão, o dia 30 de abril foi reconhecido como o Dia do Ferroviário. A escolha da data é um marco para a história do país. Neste mesmo dia, em 1854, foi inaugurada a primeira linha ferroviária brasileira, a Estrada de Ferro Petrópolis. 

Na região Sul, uma prova do saudosismo nesta profissão, é que várias famílias contam com ferroviários em suas casas. Muitos pais, filhos e netos seguiram e seguem a mesma profissão e, conquistam a cada dia novas gerações. Marcelo Batista Cruz, que é Técnico de Segurança do Trabalho na Ferrovia Tereza Cristina, teve uma história um pouco diferente. Em 1997, ainda estudante, não conhecia a história da Ferrovia Tereza Cristina, estudava em Florianópolis, na antiga Escola Técnica Federal (Tefesc), quando soube de uma vaga na FTC. Natural de Curitiba, Lagunense de coração, pensou em abraçar a oportunidade por ser mais perto de casa.

Quando assumiu a responsabilidade de ser ferroviário, os familiares começaram a compartilhar as relações que também tiveram. Entre as ironias da vida, descobriu que o avô e alguns tios, na época já aposentados, eram parceiros de profissão, o que o orgulhou ainda mais. Para ele, entre as alegrias de contribuir para a empresa, relacionado ao desenvolvimento de sua função, é o registro de mil dias sem acidentes de trabalho. "Em todos estes anos de atuação, a FTC já comemorou esta meta inúmeras vezes. Hoje, por exemplo, a Oficina de Manutenção de Locomotivas comemora 6 mil dias sem acidentes", conta orgulhoso.

Outro ferroviário, que representa centenas de profissionais que comemoram esta data, é o Engenheiro Ambiental André Guaresi. Ainda em 2005, quando recém formado, contava com duas oportunidades que poderiam mudar o direcionamento de vida. Optou pela Ferrovia, onde está até hoje. Entre as conquistas, está a colaboração na construção do Sistema de Gestão Corporativo (SGC), que agrega as certificações ISO 9001, gestão da qualidade, ISO 14001, gestão ambiental, e OHSAS 18001, gestão da segurança e saúde ocupacional. "Cada um desses reforça o compromisso com a satisfação da comunidade, clientes, colaboradores, acionistas e ainda, com a preservação do meio ambiente", explica André.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Outras imagens