Concessões de Ferrovias: evento de negócios reunirá governo e iniciativa privada, em São Paulo

04/12/2015


Players do setor e investidores debaterão com ANTT, Ministério do Planejamento e BNDES nova regulamentação e oportunidades de negócios 

São Paulo reúne dia 9 de dezembro Governo e Iniciativa Privada no Seminário Concessão de Ferrovias: Regras e Riscos do Novo Modelo. A organização do fórum, Conceito Seminários, já confirmou as presenças de grandes players envolvidos e interessados na ampliação da malha ferroviária, bancos de investimento e cadeia fornecedora. O encontro de negócios promoverá um amplo debate sobre atração de investidores, questões contratuais e ambientais, novas tecnologias, alternativas de gerenciamento e de operação do modal. O evento acontecerá das 9h às 18h, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, localizado na Alameda Santos, 85, Jardins.

No evento serão debatidas as novas regras do pacote de ferrovias anunciado em junho pelo Governo e como o setor irá se preparar para atender às mais de 700 obras a serem realizadas pela iniciativa privada. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprofundará o tema da regulação ferroviária. O BNDES apresentará as condições de financiamento e novos projetos da infraestrutura ferroviária. Já o Ministério do Planejamento apresentará os próximos passos do Projeto de Investimentos em Logística (PIL) e esclarecerá como será assegurado o direito de passagem para integração das malhas das concessões existentes e novas e como se dará o aprimoramento da concorrência no modelo de operador verticalizado.

O novo modelo de licitação, por outorga ou compartilhamento de investimento, e as expectativas para o uso do procedimento de manifestação de interesse para desenvolvimento dos estudos de viabilidade também serão conteúdo do fórum de negócios. No bloco jurídico, renomados advogados apresentarão ao setor os riscos e desafios à segurança jurídica e os entraves à transição dos modelos regulatórios, comparando o modelo ferroviário brasileiro com outros mundiais. As expectativas das novas concessões para os usuários de cargas e de passageiros serão apresentadas pela ANUT e ANPTrilhos.

Podem se inscrever e participar do Seminário operadores de malha ferroviária, empresas de logística, construtoras e empresas de engenharia, investidores nacionais e internacionais, advogados especialistas em infraestrutura e transportes, usuários e prestadores de serviços de transporte ferroviário, fornecedores de equipamentos e tecnologia, bancos, seguradoras e fundos de investimento e representantes do governo federal e estadual. A programação completa do evento e outras informações estão no site http://www.conceitoseminarios.com.br/seminario/concessao-de-ferrovias/ ou podem ser solicitadas na Central de Atendimento da Conceito, pelo telefone (11) 2364-0007

Fonte: Comunicação ANTF