Dia do Meio Ambiente é uma oportunidade para mudança de hábitos

04/06/2020


Os fatores ambientais exercem grande influência em todos os aspectos da vida humana, inclusive nas indústrias, na mineração e no transporte. Com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira (5), a Ferrovia Tereza Cristina reflete o compromisso de respeitar a biodiversidade das cidades onde atua.

Envolvida com pautas ambientais, as atividades da FTC são pensadas de maneira que retratam, positivamente, a eliminação ou minimização dos impactos gerados com a operação ferroviária. A Concessionária direciona investimentos em diversas ações e iniciativas sustentáveis, tanto aplicáveis à comunidade interna quanto à externa.

O trabalho de conscientização pode ser observado por meio dos mutirões de limpeza, realizados ao longo da linha férrea, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras e incentivo ao plantio de mudas.
 
É fundamental ressaltar que a Concessionária emprega tecnologias que reduzem os danos provocados pelo transporte ferroviário de cargas. As ações de monitoramento e controle de emissão de ruídos, gerenciamento de efluentes e resíduos perigosos e consumo de combustível são atividades imprescindíveis à preservação da natureza.
 
Para o engenheiro Ambiental, André Guaresi, responsável pela gestão do Meio Ambiente na FTC, “essa data é uma oportunidade para cada cidadão refletir suas atitudes. O assunto é tão importante e mais atual do que nunca, tendo em vista as mudanças climáticas e sociais causadas pela pandemia que estamos enfrentando. Agora é o momento de reconhecer, mudar hábitos e valorizar as inovações sustentáveis que agregam para o meio ambiente”, ressalta.
 
Na preservação dos recursos naturais da região, é indispensável ressaltar que o carvão exerce nuances positivas sobre o meio ambiente. Além de ser um bem natural, ele contribui com a sustentabilidade e garante um espaço ecologicamente equilibrado. Sendo a principal matéria-prima que contribui com o desenvolvimento da região Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação