FTC é case de sucesso para a PD Sistemas

26/05/2020


No mercado há mais de 20 anos, a Ferrovia Tereza Cristina S/A (FTC) é a concessionária da malha ferroviária do Sul Catarinense. Com foco no transporte de carvão da região carbonífera para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, a empresa superou a marca de 64 milhões de toneladas transportadas (carvão mineral e cargas diversas em contêineres), investindo continuamente na modernização da sua frota, na capacitação do seu quadro de colaboradores e em programas de responsabilidade socioambiental.

Foi com a intenção de imprimir agilidade nas respostas a demandas específicas do setor, que a empresa investiu também na aquisição de soluções tecnológicas e, em 2003, firmou uma parceria de sucesso com a PD Sistemas.

O mais recente investimento foi na área de Gestão de Pessoas. Com isso, a FTC passou a utilizar o Painel de Gestão, entre outros módulos do Sistema da Senior, logrando uma automatização eficiente de processos tão diversos como folha de pagamento, controle de frequência, benefícios de colaboradores, segurança e medicina do trabalho, treinamentos e recrutamento e seleção.

A implantação da HCM/Painel de Gestão da Senior foi concluída em abril de 2020, com a etapa final da capacitação dos colaboradores envolvidos. Entre os resultados obtidos com essa inovação, o Analista de Administração Pessoal da FTC, Alessandro Sachetti Koch, destaca que os processos de Gestão de Pessoas passaram a ser realizados de forma mais ágil, segura e com a certeza de que todos os trâmites legais trabalhistas e previdenciários estão sendo observados.

“Houve uma significativa melhoria na comunicação entre a Gestão de Pessoas e os colaboradores, pois as informações passaram a ser disponibilizadas de forma rápida em um portal online, impactando no grau de satisfação do nosso quadro de pessoal”, afirma Koch.

Além disso, a empresa conseguiu reduzir drasticamente o volume de papel impresso, o que significou não só um alinhamento com os programas de responsabilidade socioambiental abraçados pela organização, mas também uma redução nos custos operacionais do Departamento de Gestão de Pessoas.

No que diz respeito ao suporte oferecido pela PD Sistemas, Koch destaca as vantagens da utilização da plataforma para a realização de “chamados”. Tal ferramenta permite o registro e o acompanhamento das necessidades e problemas que demandam algum tipo de suporte adicional.

“Isso possibilita que as nossas demandas sejam atendidas de forma rápida e eficiente, o que dá muita segurança para a equipe – sabemos que haverá alguém para nos ajudar sempre que necessário”.

Os investimentos realizados na contratação do HCM/Painel de Gestão da Senior permitiram que a FTC se tornasse mais competitiva no mercado. Os trâmites que antes eram demorados e mais burocráticos, hoje, são realizados de forma rápida e mais segura.

Agora que os processos de Gestão de Pessoas estão sendo otimizados, a Concessionária pode voltar suas energias para outras demandas internas mais complexas, como a própria capacitação dos colaboradores e a melhoria dos procedimentos de recrutamento e seleção.

“Tudo isso espelha a nossa visão de ser uma operadora ferroviária de excelência e de buscar continuamente o desenvolvimento tecnológico e das pessoas envolvidas no processo de gestão”, concluiu o Analista da FTC.

Fonte: PD Sistemas