Iniciativa mantém a rotina de trabalho e minimiza a contaminação da COVID-19

06/07/2020


Diante dos impactos do novo coronavírus, o mundo se mobiliza para conter o rápido avanço da doença e manter a saúde das pessoas. Nesse cenário, as empresas devem contribuir ativamente adequando as rotinas de trabalho e disponibilizando serviços e informações relevantes para o trabalhador.

Na FTC, o uso do ambiente de trabalho e áreas comuns foram repensados e os colaboradores são monitorados diariamente. A FTC conta com mais de 283 profissionais, entre colaboradores próprios e de empresas parceiras. 

Declarada oficialmente uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde, no dia 11 de março, a COVID-19 se destaca entre outras infecções de impacto global, com um potencial de transmissão expressivo. “Nessa situação, não há dúvidas de que o foco deve estar na saúde das pessoas e nas medidas de contenção do vírus. Milhares de vidas estão em jogo e a conduta de cada cidadão influencia diretamente a segurança de toda a nação”, conta a diretoria da Ferrovia. 

Governos e entidades lideram o monitoramento da doença e definem protocolos de atuação, mas é também responsabilidade das empresas contribuir com medidas de prevenção, controle e informação. Lavar as mãos frequentemente, usar máscara e evitar aglomerações são orientações que já fazem parte da vida de todo cidadão, mas dentro do espaço de trabalho é preciso lembrar constantemente as formas de contágio, fortalecer a prevenção e incentivar medidas responsáveis que beneficiam os colegas de trabalho e, em consequência, os familiares. 

“Além de exigir o uso de máscara respiratória, disponibilizar álcool em todos os setores, rastrear, monitorar e instruir os casos suspeitos e contactantes, por meio da atuação de uma equipe de Saúde Ocupacional, a FTC está atualizando, periodicamente, os colaboradores, por meio de ações de comunicação interna: vídeos, cartazes, adesivos em pontos estratégicos e outros. São iniciativas que reforçam os cuidados necessários para a jornada de trabalho e também no tempo livre em casa”, explica a Concessionária. 

Ainda, segundo a FTC, a rotina de limpeza também foi intensificada. Maçanetas, teclados, mouses, telefones e outras superfícies, que são tocadas com frequência, estão sendo higienizadas com um intervalo menor entre as limpezas que já eram programadas, pois a contaminação desses espaços é uma das principais formas de transmissão da COVID-19. No trabalho operacional, a orientação é higienizar também automóveis, empilhadeiras, ferramentas e outros itens com maior regularidade e atenção. 

Nos próximos dias, mais uma iniciativa deve compor o protocolo de atuação da empresa. Será iniciada a aferição de temperatura corporal de todos os colaboradores antes de ingressarem no ambiente profissional. “Todas as ações são planejadas de forma integrada com os setores da empresa, em conformidade com as orientações dos órgãos competentes”, completa.

 

Saiba mais sobre as ações realizadas na FTC:

Orientações Gerais: prevenindo a COVID-19

Principais Cuidados: prevenindo a COVID-19

Abertura do Comércio: prevenindo a COVID-19

Dicas de higienização das mesas e materiais de uso comum

Dicas de higienização de veículos

Dicas de higienização de locomotivas

Dicas de higienização de ferramentas

Dicas de Higienização de Equipamentos de Proteção Individual

Chegada dos dias mais frios: prevenindo a COVID-19

Fonte: Assessoria de Comunicação