Observação e Segurança são temas da SIPAT da FTC

09/09/2019


Embora que exista uma dificuldade para encontrar tempo e se dedicar às questões pessoais e profissionais de forma simultânea, é necessário equilibrar a atenção e a dedicação nas atividades. Pensando nisso, de 9 a 13 de setembro, com o tema “STOP: Segurança pela Observação”, será realizada mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e Empresas Parceiras.

A SIPAT é uma forma de incentivar a prevenção, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e aproximando o colaborador à empresa, incentivando atitudes seguras também no ambiente familiar.

O tema desta edição traz importantes reflexões aos colaboradores e a expectativa da FTC é que esse diálogo se multiplique para os familiares e amigos. “Somos, cada vez mais, seres multitarefas, mesmo assim a atenção precisa ser redobrada em cada iniciativa. Precisamos parar e observar. Como cada um consegue gerenciar isso? Em qual situação é preciso ter mais cuidado?”, questiona a Gerente de Gestão de Pessoas da FTC, Eliane Maria Fernandes de Souza.

A primeira atividade, nesta segunda-feira (9), foi a palestra “Equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, com o professor, mestre em Ciências da Linguagem, José Antônio Matiola. A oportunidade promoveu uma autorreflexão diante das circunstâncias da vida, entre eles, construir bons relacionamentos e compartilhar experiências construtivas, para progredir em todos os aspectos. Para completar a programação do dia, Eder Progetti, vítima de um acidente de trabalho, contou sua experiência de vida, e como pequenas escolhas mudam tudo.

Na terça-feira (10) e quarta-feira (11), será a vez de desenvolver a habilidade da observação, com o psicólogo Douglas Piazolli Canever. A atividade foi escolhida para valorizar a observação, que é uma das principais habilidades do cérebro humano. “Usar os sentidos em sua máxima capacidade colaboram com o potencial da memória, por exemplo. Ao focar no que é relevante e dispensar todos os aspectos que não são necessários, a observação se transforma em informação e eficácia”, destaca o Engenheiro de Meio Ambiente e Segurança da FTC, André Guaresi. Outro tema que estará em destaque nestes dias é a Proteção Auditiva, com o teste “E-ARfit”.

Na quinta-feira (12), um circuito de segurança fortalecerá a utilização correta de equipamentos de proteção individual e, para concluir a semana de atividades, na sexta (13), o psiquiatra, educador, palestrante e apresentador de televisão, Jairo Bouer, é o responsável pela palestra “Como anda a sua atenção?”. Toda a programação deve atender cerca de 500 participações.

Fonte: Assessoria de Comunicação