Responsabilidade Social

Empresa Cidadã

Como organização empresarial inserida na vida das comunidades lindeiras, a FTC busca manter um relacionamento justo, equilibrado e respeitoso. Leva educação e cidadania, com foco na segurança e valorização da vida, por meio do Programa de Responsabilidade Social.

Inclusão Social

Ressocialização de Detentos

Projeto que insere o detento novamente na sociedade, reestruturando seu papel social através do trabalho.

Oportunidade

Por meio do Programa Jovem Aprendiz oferece aos jovens, além da oportunidade do primeiro emprego, um rico aprendizado, proporcionamos conhecimento, peculiaridades da profissão, contribuindo com o desenvolvimento profissional para atuar no mercado de trabalho. Inclusão também é uma das bandeiras da FTC, que por meio do Programa Ser Eficiente, resgatamos a cidadania valorizando as habilidades do ser humano, sem distinção.

Bolsas SATC

Com o objetivo de formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios e exigências do mercado de trabalho, a FTC em parceria com seus clientes mineradores, presta auxílio a estudantes da Escola Técnica SATC. A ajuda ocorre por meio de contribuição financeira e atende filhos de colaboradores e alunos carentes.

Comunidade

Escola de Futsal

O projeto atua com crianças e adolescentes (9 a 12 anos), de escolas municipais e incentiva não só a prática esportiva, mas a inserção de valores agregados ao esporte como o senso de equipe, a união, a saúde e o respeito, formando cidadãos mais conscientes. Em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), os trabalhos são realizados por meio da criação de núcleos em bairros de Tubarão/SC.

Voluntariado FTC

Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento humano e social da comunidade, a Ferrovia Tereza Cristina oferece aos seus colaboradores oportunidades de realizar trabalhos voluntários, desenvolvendo o contato com diferentes realidades e proporcionando novos desafios.

Ações Sociais

Além dos projetos citados, a empresa contempla em seu calendário, grande quantidade de campanhas de conscientização e solidariedade como:

Campanha Carnaval com Mais Saúde

Realizada nos dias em que antecedem a maior festa popular do país, colaboradores voluntários fazem blitze, em diversos pontos das cidades onde a FTC está inserida, e entregam aos motoristas e pedestres kits contendo informativo sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e orientações sobre problemas como intoxicação alimentar, desidratação, exposição excessiva ao sol e uso abusivo de álcool, preservativo e ainda um brinde personalizado.

A ação se estende aos colaboradores que, além dos kits, participam de dinâmicas para facilitar a compreensão e a importância de preservar a saúde.Em 2007, a Campanha ganhou reconhecimento nacional com a conquista do Prêmio CEN Aids no Mundo do Trabalho, na categoria pequena empresa.

Paz na Linha

“Pare, Olhe escute”. Conscientizar a comunidade dos cuidados necessários para o convívio seguro com as atividades ferroviárias é o que motiva o trabalho dos voluntários do Programa Paz na Linha. Em atividade desde 1997, o objetivo, além de apresentar a importância do transporte ferroviário para a região Sul, é dar dicas de segurança sobre os cuidados que devem ser tomados ao se aproximar da linha férrea. Ao conscientizar membros da comunidade, o Programa forma multiplicadores que irão repassar estas informações, beneficiando familiares e demais pessoas de seu convívio.

TrAção

O Projeto TrAção oferece, por meio de aulas de dança e capoeira para crianças, uma alternativa de lazer que agrega arte e cultura. O objetivo é trabalhar além da questão cultural, aspectos como disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe para manter as crianças longe de problemas sociais. O projeto iniciou em outubro de 2008 e atende crianças do bairro Passagem em Tubarão/SC.

Trem de Natal

Todos os anos, durante dois dias do mês de dezembro o apito do trem anuncia muito mais que a simples passagem da locomotiva e seus vagões. Com uma carga de esperança, alegria e solidariedade o Trem de Natal da Ferrovia Tereza Cristina visita as cidades por onde passam os trilhos da empresa. Fazer a diferença é o que motiva a atividade dos colaboradores voluntários que, desde 1997, se tornam Papais e Mamães Noéis para famílias de toda a região. Com muita música, distribuição de doces e presentes, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar um Natal mais feliz nas comunidades onde a empresa está inserida.

Casa Aberta

Por meio deste Programa, a FTC abre suas portas para grupos de estudantes, empresas e da comunidade. O objetivo é apresentar aos visitantes a importância do transporte ferroviário à região, suas contribuições para o desenvolvimento econômico além das ações socioambientais e de segurança promovidas pela empresa.

Qualidade de Vida

Metas Saudáveis

Com o objetivo de fornecer ao colaborador subsídios para que este eleve seu nível de qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, a Ferrovia Tereza Cristina oferece neste projeto o trabalho em grupos, o incentivo a prática de atividades físicas e o auxílio na aquisição de medicamentos de uso contínuo.

Pró-Saúde

O programa é um auxílio extra aos colaboradores que necessitam de exames e/ou cirurgias não cobertos pelo plano de saúde, ou que fazem uso de medicamentos contínuos.

Ginástica Laboral

Com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde, a FTC oferece no início do expediente 15 minutos de Ginástica Laboral para os colaboradores, duas vezes por semana. A iniciativa promove a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, além de contribuir com o desenvolvimento físico e social do profissional.

Entre os benefícios promovidos pela atividade estão:

  • Prevenção de doenças ocupacionais;
  • Diminuição do estresse;
  • Redução do número de acidentes de trabalho e queixas ambulatoriais;
  • Melhoria das relações humanas no trabalho;
  • Redução de peso;
  • Melhora do sono;
  • Fortalecimento do coração;
  • Redução da ansiedade;
  • Melhora o Sistema Imunológico.

Aniversário da Empresa

Promover a comemoração desta data tão especial junto aos colegas de trabalho é o objetivo do Programa Aniversário na Empresa. A cada dois meses, os colaboradores se reúnem em um dos setores da FTC para um delicioso café da tarde, em comemoração àqueles que aniversariam ao longo do mês. O objetivo do projeto é, além de festejar as datas de uma forma sadia, integrar colaboradores de todos os setores

Feira da Saúde e Qualidade de Vida

Para a Ferrovia Tereza Cristina, a Responsabilidade Social Corporativa sai da teoria e é vivida na prática, por meio de projetos e ações concretas que buscam melhorar a vida dos colaboradores, seus familiares e da comunidade em que está inserida. Direcionadas ao público interno, a empresa desenvolve ações socioeducativas e de reintegração, investindo no talento jovem e no incentivo a participação da família do colaborador no seu desempenho dentro da empresa.