20/12/2004

FTC entrega duas locomotivas para o Museu Ferroviário

FTC entrega duas locomotivas para o Museu Ferroviário
Dando continuidade às comemorações dos 120 anos de Ferrovia no sul de Santa Catarina e reforçando seu trabalho de preservação da memória ferroviária, a Ferrovia Tereza Cristina SA, com o apoio da SALV (Sociedade Amigos da Locomotiva a Vapor) e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) fez na última sexta-feira (17/12) a entrega de duas locomotivas totalmente recuperadas e em condições de uso para o Museu Ferroviário de Tubarão. A chegada das máquinas de inestimável valor histórico, modelos Jung, a vapor, e GM B-12, diesel-elétrica, chamou a atenção e atraiu diversas pessoas para a pequena estação Diomício Freitas, no Museu Ferroviário. “Se conseguir reconstruir locomotivas históricas para uma participação estática no Museu já é uma conquista, o que dizer da reposição sobre os trilhos de duas locomotivas que desempenharam importante papel na história dos transportes no Brasil, em plena capacidade para tracionar passageiros e eventualmente vagões de cargas”, declarou o presidente do Museu Ferroviário, José Warmuth Teixeira, destacando a importância da FTC neste processo. Para ele, o turismo ferroviário não poderia existir não fosse “o atencioso e incondiconal apoio material e espiritual que encontramos no seio desta ferrovia”. Segundo o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina SA, Benony Schimitz Filho, o que mais motiva a empresa na preservação da memória ferroviária é a rica herança que está sendo deixada para as gerações futuras. “A FTC tem orgulho em ser parceira do Museu Ferroviário”, destacou Schmitz, elogiando o trabalho de todos os voluntários do Museu que, com dedicação, estão deixando um importante legado para a história ferroviária. Fabricada na Alemanha, em 1953, a Jung foi a última locomotiva a vapor importada pelo Brasil. Em substituição à tração a vapor, a partir da década de 50, vieram as GM B-12, o primeiro modelo diesel-elétrico a ser utilizado no país e o primeiro modelo desenvolvido pela General Motors no mundo. É um modelo raríssimo e hoje existem apenas duas GM B-12 remanescentes no Brasil, sendo que uma delas encontra-se no acervo do Museu Ferroviário de Tubarão. 120 anos – A estrada de ferro, que teve sua construção realizada por capital privado inglês, completou 120 anos em setembro deste ano, e desde 1997 encontra-se sob a administração privada da Ferrovia Tereza Cristina SA. Além do apoio ao Museu Ferroviário de Tubarão e o lançamento do livro “Ferrovia Tereza Cristina – Uma Viagem ao Desenvolvimento”, sobre a história da estrada de ferro, a FTC promoveu, ao longo do ano, outras ações em comemoração aos 120 anos de Ferrovia no sul de SC. Foi doado um vitral para a Igreja Matriz, em Oficinas; foi realizada a recuperação da Praça Tereza Cristina, no centro de Tubarão; a doação de equipamentos a instituições necessitadas; a urbanização e o ajardinamento de diversas faixas de domínio da Ferrovia; e a recuperação de praças públicas em alguns municípios; além da realização de uma corrida rústica, aberta ao público. A FTC também fez a recuperação de uma passarela de pedestres no bairro Paz Ferreira, em Criciúma, e a instalação de uma passarela de pedestres em Laranjeiras, localidade do município de Laguna.

Fonte: Comunicação / FTC

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