25/05/2006

Reunião apresenta o Sigefer - Web

A Ferrovia promoveu ontem, 26 de maio, no SIECESC (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina), apresentação sobre um módulo de relacionamento com o cliente através do Sistema de Gerenciamento Ferroviário (SIGEFER) via web. Na ocasião, foram expostas todas as consultas possíveis. Demonstrando bastante interesse e satisfação, os presentes, representantes de clientes, também fizeram propostas de melhorias. A iniciativa confirma o cumprimento de três princípios da ISO 9001:2000 - foco no cliente; envolvimento de pessoas e melhoria contínua.

O objetivo do SIGEFER - WEB é facilitar o acesso dos clientes às informações das suas mercadorias, transportadas pela Ferrovia Tereza Cristina S/A.

Para a Ferrovia, o SIGEFER potencializou o controle e a segurança das operações da empresa e hoje é utilizado em conjunto com o controle via satélite. Todo o trajeto dos trens é acompanhado desde que inicia o deslocamento. Desta forma, a FTC qualificou a obtenção das informações geradas pela circulação de seus trens e está em constante informatização de suas ferramentas.

Com o SIGEFER, é possível acessar qualquer terminal da área de Transportes e obter informações sobre o volume e tipo de carga de cada vagão, quantidade de viagens realizadas por esta unidade, o trecho em que se encontra, o pátio e linha que ocupa e a que trem e cliente pertence, além de disponibilizar vários relatórios gerenciais e consulta via web.

Anteriormente, todo o controle era feito de forma manual, utilizando-se mapas e gráficos, o que retardava o acesso às informações obtidas e comprometia a qualidade das informações.

Satélite – Para completar o bom desempenho do SIGEFER, a FTC também implantou um moderno sistema de rastreamento via GPS (Global Positioning System) para monitoramento dos trens. A novidade, desenvolvida pela Skysul Logística e Segurança e FTC, é inédita no setor ferroviário e foi testada e implantada na Ferrovia, em fase piloto, no final de 2002.

As locomotivas são monitoradas e os dados são transmitidos por ondas de rádio, em tempo real, para o Centro de Controle Operacional (CCO). O GPS é bastante usado em todo o mundo em atividades de navegação para determinar a localização exata de aviões, navios e caminhões, além de servir para atividades militares. Em ferrovias, a retransmissão dos dados via rádio é uma novidade. Teoricamente, os trens não saem dos trilhos de sua malha e seria fácil saber onde se localizam. O equipamento usado pela Ferrovia Tereza Cristina oferece mais do que a localização das locomotivas.

O sistema permite acompanhar a velocidade dos trens, sua localização exata; estabelece contato direto do controlador de tráfego com a cabine da locomotiva, por meio de alarme sonoro; permite o desligamento da bomba de combustível, a aplicação dos freios e o corte da tração da locomotiva. Tudo pode ser feito diretamente do CCO, sem o contato do maquinista, em situações de emergência.

Fonte: Comunicação / FTC

LEIA TAMBÉM

06/10/2004

FTC faz levantamento das Passagens em Nível

. . .

07/11/2017

Reuniões na Europa trazem boas perspectivas ao Carvão Mineral

. . .

27/06/2008

Casa do Ferroviário resgata história de Içara

. . .