Excesso de lixo nas linhas férreas aumenta a proliferação de doenças e insetos
Um tema alheio à operação do transporte ferroviário tem sido preocupação constante da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), o excesso de lixo nas margens das linhas férreas. Para alertar a população sobre o problema e realizar um mutirão de limpeza, neste sábado (30), entre 8 e 17 horas, a FTC estará no município de Imbituba, entre os bairros Sagrada Família e Campo da Aviação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, Polícia Militar e Associação de Moradores.
Para se ter uma ideia da relevância do assunto, no último ano, 432 toneladas de lixo foram recolhidas ao longo dos 164 km de linha férrea. São resíduos que variam de itens domésticos à materiais de construção e até mesmo móveis. Diversos são os problemas causados por este acúmulo, entre eles, a proliferação de insetos e roedores, que contribuem para a transmissão de uma série de doenças, além do comprometimento da drenagem em períodos chuvosos e o risco de acidentes ferroviários.
A FTC é uma empresa engajada no assunto sustentabilidade, e por isso direciona investimentos em diversas ações e iniciativas como esta. O resultado pode ser observado desde a participação em mutirões de limpeza, quanto na coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras, incentivo ao plantio de mudas, entre outros. "Depois da limpeza deste trecho no município de Imbituba, retornaremos para fazer uma roçada e plantar mudas, incentivando o cuidado com o meio ambiente", destaca a diretoria da Ferrovia Tereza Cristina.
Dicas de Segurança:
- Antes de atravessar a linha do trem, seja de carro, moto, caminhão ou a pé: Pare, Olhe e Escute!
- Estacione seu veículo longe da linha;
- De carro, caminhão, moto ou a pé aguarde a passagem do trem a uma distância segura dos trilhos;
- Não pegue carona no trem e nem suba no vagão, mesmo se ele estiver parado;
- A linha férrea não é lugar para brincar ou descansar;
- Não jogue pedra ou qualquer outro objeto no trem;
- Não jogue lixo na linha férrea. Lugar de lixo é na lixeira;
- Não mexa nos equipamentos ferroviários (vagão, locomotiva, linha, sinalização e etc);
- Atravesse a linha do trem somente nas passagens autorizadas;
- Não utilize celular ao cruzar a linha do trem, seja de carro, moto, caminhão ou a pé;
- Não ocupe as áreas laterais existentes ao longo da linha férrea. Elas são consideradas áreas de segurança da ferrovia;
- Redobre a atenção em caso de neblina ou vidros embaçados;
Lembre-se:
- A comunidade pode ajudar a garantir a segurança. Ao observar qualquer irregularidade, com pessoas caminhando ao longo da linha, início de construções ou ocupações das áreas situadas ao lado da ferrovia ou qualquer outro fator de risco, entre em contato com a FTC pelo telefone |48| 3621-7700 ou no site www.ftc.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação