FTC obtém excelentes índices de satisfação em pesquisa divulgada ontem
A Confederação Nacional do Transporte divulgou ontem a Pesquisa Ferroviária CNT 2006, que analisou o desempenho operacional dos principais corredores ferroviários brasileiros e verificou o nível de satisfação dos usuários dos serviços. O corredor de Imbituba, operado pela Ferrovia Tereza Cristina obteve os melhores índices de satisfação dos usuários. Com 164 Km de extensão em bitola métrica, o corredor tem Siderópolis, Criciúma, Urussanga, Tubarão, Capivari de Baixo e Imbituba como os principais terminais da malha. A pesquisa teve a participação de todos os clientes da FTC e reproduz com fidelidade sua percepção quanto à empresa.
Entre os itens avaliados, os melhores resultados obtidos pela Tereza Cristina dizem respeito à qualidade do transporte oferecido pela concessionária: cumprimento do prazos; serviço de coleta e entrega de mercadorias, mão-de-obra; tempo médio de transporte; condições do material rodante; segurança e integridade das cargas.
Segundo a pesquisa, para 93,8% dos clientes, a FTC sempre cumpre os prazos de entrega e o tempo médio de transporte atende às necessidades de 100% dos usuários. A avaliação do serviço de coleta e entrega de mercadorias, a mão-de-obra utilizada nos serviços ferroviários da FTC e as condições de conservação, limpeza dos vagões e integridade das cargas também é considerada boa para 100% dos clientes.
Quando questionados sobre a segurança oferecida no transporte nos últimos três anos, 75% dos clientes afirmaram que houve melhoria e 25% dizem que a empresa vem mantendo a segurança nas operações. Analisando a imagem geral transmitida pela empresa, a Tereza Cristina melhorou para 81,3% dos clientes.
A agilidade da comunicação entre as empresas concessionárias e seus clientes também foi avaliada pela pesquisa, sendo considerada requisito importante para a eficiência do sistema, principalmente no tocante à contratação de serviço e acompanhamento da carga. Para 93,8% dos clientes o canal de comunicação com a Ferrovia Tereza Cristina é considerado adequado.
A FTC – No ano em que a Ferrovia Tereza Cristina comemora uma década de administração privada, os resultados da Pesquisa Ferroviária CNT 2006 vêm coroar as iniciativas empreendidas pela empresa no período. “Desde o início de nossa administração, em 1997, sempre tivemos como principal objetivo proporcionar um transporte seguro e qualificado para nossos clientes, colaboradores e a comunidade”, destaca o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.
Para aumentar a segurança na linha férrea, a empresa investe na manutenção de sua estrutura operacional; recuperação e manutenção de vagões, locomotivas, via permanente e sinalização; novas tecnologias; sistemas de comunicação; capacitação do quadro de colaboradores e no Programa Paz na Linha, de conscientização da comunidade para a prevenção de acidentes.
Em busca da excelência e melhoria contínua dos processos operacionais, em 2006, a FTC conquistou a ISO 9001:2000, de gestão da qualidade. Neste ano, a empresa iniciou também os trabalhos para a implantação das normas ISO 14001, de gestão ambiental, e OHSAS 18001, de saúde ocupacional e segurança. A meta é obter estas certificações até 2008. Segundo o diretor-presidente, a implantação destas normas na empresa, melhora a organização interna e comprova de maneira pública que a FTC cumpre padrões internacionais de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente em seus processos.
A Ferrovia Tereza Cristina também investe em tecnologias. Por meio de um moderno Sistema de Gerenciamento Ferroviário (Sigefer), todo o trajeto dos trens é controlado desde o carregamento, deslocamento até a descarga, garantindo a segurança das cargas e permitindo aos clientes a consulta de informações via web.
Para complementar o bom desempenho do Sigefer, a FTC também possui um moderno sistema de rastreamento via satélite para monitoramento dos trens, cujos dados são transmitidos, em tempo real, para o Centro de Controle Operacional (CCO).
Social - Pelos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina, além das cargas que movimentam a economia sul catarinense, passam também ações sociais que transportam esperança e desenvolvimento. Por meio de seu programa de Responsabilidade Social, a empresa leva educação, cidadania, segurança e valorização da vida para colaboradores e comunidades que vivem próximas à linha férrea.
Entre os principais projetos desenvolvidos, destacam-se o de “Ressocialização de Detentos”, que visa oferecer uma oportunidade de reintegração à sociedade através do trabalho; o “Ser Eficiente”, que visa à inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho; e o “Trem de Natal”, que todos os anos levam alegria e o espírito natalino para milhares de famílias que moram próximas à ferrovia.
Pesquisa Ferroviária CNT 2006
Na opinião de Rodrigo Vilaça, Diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), a Pesquisa Ferroviária CNT 2006 “é uma referência importantíssima para o desenvolvimento do setor”. “Ao analisar a expansão da estrutura ferroviária nos últimos dez anos, a CNT registra a participação decisiva da iniciativa privada, que a partir do início do atual modelo de concessão, em 1997, passou a gerar resultados positivos para os cofres públicos e para todo o país, em substituição ao grande prejuízo acumulado quando as ferrovias eram operadas por uma empresa estatal, a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), agora em processo de extinção” – disse Rodrigo Vilaça.
Além do desempenho dos corredores ferroviários, a Pesquisa Ferroviária apresenta os obstáculos a serem superados para que o setor continue a se desenvolver nos próximos anos, trazendo, assim, cada vez mais benefícios ao progresso do transporte nacional. Segundo o Diretor-Executivo da ANTF, “neste momento em que todo o país se mobiliza para a concretização das metas do PAC, é necessário pôr em prática as recomendações da pesquisa da CNT, que aponta ações de curto, médio e longo prazos, capazes de solucionar os principais entraves e gargalos existentes no sistema, pois assim o transporte sobre trilhos poderá contribuir ainda mais para o crescimento econômico do país”.
O texto completo da Pesquisa Ferroviária CNT está disponível a partir de hoje (quinta-feira, 22 de março) na página da CNT na internet (www.cnt.org.br) e pode ser acessado também no site da ANTF (www.antf.org.br).
Fonte: Comunicação / FTC
Entre os itens avaliados, os melhores resultados obtidos pela Tereza Cristina dizem respeito à qualidade do transporte oferecido pela concessionária: cumprimento do prazos; serviço de coleta e entrega de mercadorias, mão-de-obra; tempo médio de transporte; condições do material rodante; segurança e integridade das cargas.
Segundo a pesquisa, para 93,8% dos clientes, a FTC sempre cumpre os prazos de entrega e o tempo médio de transporte atende às necessidades de 100% dos usuários. A avaliação do serviço de coleta e entrega de mercadorias, a mão-de-obra utilizada nos serviços ferroviários da FTC e as condições de conservação, limpeza dos vagões e integridade das cargas também é considerada boa para 100% dos clientes.
Quando questionados sobre a segurança oferecida no transporte nos últimos três anos, 75% dos clientes afirmaram que houve melhoria e 25% dizem que a empresa vem mantendo a segurança nas operações. Analisando a imagem geral transmitida pela empresa, a Tereza Cristina melhorou para 81,3% dos clientes.
A agilidade da comunicação entre as empresas concessionárias e seus clientes também foi avaliada pela pesquisa, sendo considerada requisito importante para a eficiência do sistema, principalmente no tocante à contratação de serviço e acompanhamento da carga. Para 93,8% dos clientes o canal de comunicação com a Ferrovia Tereza Cristina é considerado adequado.
A FTC – No ano em que a Ferrovia Tereza Cristina comemora uma década de administração privada, os resultados da Pesquisa Ferroviária CNT 2006 vêm coroar as iniciativas empreendidas pela empresa no período. “Desde o início de nossa administração, em 1997, sempre tivemos como principal objetivo proporcionar um transporte seguro e qualificado para nossos clientes, colaboradores e a comunidade”, destaca o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.
Para aumentar a segurança na linha férrea, a empresa investe na manutenção de sua estrutura operacional; recuperação e manutenção de vagões, locomotivas, via permanente e sinalização; novas tecnologias; sistemas de comunicação; capacitação do quadro de colaboradores e no Programa Paz na Linha, de conscientização da comunidade para a prevenção de acidentes.
Em busca da excelência e melhoria contínua dos processos operacionais, em 2006, a FTC conquistou a ISO 9001:2000, de gestão da qualidade. Neste ano, a empresa iniciou também os trabalhos para a implantação das normas ISO 14001, de gestão ambiental, e OHSAS 18001, de saúde ocupacional e segurança. A meta é obter estas certificações até 2008. Segundo o diretor-presidente, a implantação destas normas na empresa, melhora a organização interna e comprova de maneira pública que a FTC cumpre padrões internacionais de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente em seus processos.
A Ferrovia Tereza Cristina também investe em tecnologias. Por meio de um moderno Sistema de Gerenciamento Ferroviário (Sigefer), todo o trajeto dos trens é controlado desde o carregamento, deslocamento até a descarga, garantindo a segurança das cargas e permitindo aos clientes a consulta de informações via web.
Para complementar o bom desempenho do Sigefer, a FTC também possui um moderno sistema de rastreamento via satélite para monitoramento dos trens, cujos dados são transmitidos, em tempo real, para o Centro de Controle Operacional (CCO).
Social - Pelos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina, além das cargas que movimentam a economia sul catarinense, passam também ações sociais que transportam esperança e desenvolvimento. Por meio de seu programa de Responsabilidade Social, a empresa leva educação, cidadania, segurança e valorização da vida para colaboradores e comunidades que vivem próximas à linha férrea.
Entre os principais projetos desenvolvidos, destacam-se o de “Ressocialização de Detentos”, que visa oferecer uma oportunidade de reintegração à sociedade através do trabalho; o “Ser Eficiente”, que visa à inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho; e o “Trem de Natal”, que todos os anos levam alegria e o espírito natalino para milhares de famílias que moram próximas à ferrovia.
Pesquisa Ferroviária CNT 2006
Na opinião de Rodrigo Vilaça, Diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), a Pesquisa Ferroviária CNT 2006 “é uma referência importantíssima para o desenvolvimento do setor”. “Ao analisar a expansão da estrutura ferroviária nos últimos dez anos, a CNT registra a participação decisiva da iniciativa privada, que a partir do início do atual modelo de concessão, em 1997, passou a gerar resultados positivos para os cofres públicos e para todo o país, em substituição ao grande prejuízo acumulado quando as ferrovias eram operadas por uma empresa estatal, a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), agora em processo de extinção” – disse Rodrigo Vilaça.
Além do desempenho dos corredores ferroviários, a Pesquisa Ferroviária apresenta os obstáculos a serem superados para que o setor continue a se desenvolver nos próximos anos, trazendo, assim, cada vez mais benefícios ao progresso do transporte nacional. Segundo o Diretor-Executivo da ANTF, “neste momento em que todo o país se mobiliza para a concretização das metas do PAC, é necessário pôr em prática as recomendações da pesquisa da CNT, que aponta ações de curto, médio e longo prazos, capazes de solucionar os principais entraves e gargalos existentes no sistema, pois assim o transporte sobre trilhos poderá contribuir ainda mais para o crescimento econômico do país”.
O texto completo da Pesquisa Ferroviária CNT está disponível a partir de hoje (quinta-feira, 22 de março) na página da CNT na internet (www.cnt.org.br) e pode ser acessado também no site da ANTF (www.antf.org.br).
Fonte: Comunicação / FTC