15/04/2008

Arquiteto lança livro com opções para o desenvolvimento de Tubarão

Fruto de três anos de pesquisa, o arquiteto Rodrigo Althoff Medeiros lançou na última segunda-feira, (14/04), o livro Cidades em Crescimento – a influência da Ferrovia Tereza Cristina nas cidades do sul – estudo de caso no município de Tubarão. O evento foi realizado, no Centro Cultural Willy Zumblick, em Tubarão. Após a solenidade, Rodrigo ficou à disposição para esclarecimentos e autógrafos.

O diretor presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, classificou a obra como bela e surpreendente. “O levantamento de dados, realizado durante três anos, reforça a credibilidade dos mesmos, e apresenta no livro informações históricas sobre a cidade de tubarão e sua formação. Não há dúvidas de que o desenvolvimento da cidade, assim como o de toda a região foi desenhado pelas curvas dos trilhos”, enfatiza.

O autor destacou que o passado é o que molda o presente e se mostrou a favor da permanência dos trilhos na Avenida Marcolino Martins Cabral. “Os trilhos são um resgate do passado que permitirá que a cidade cultive sua história. A idéia é expandir a avenida, mas manter os trilhos como um canteiro central”, defende.

A obra

Para compreender o contexto em que se vive e o crescimento desordenado de diversas regiões do país é preciso resgatar fatos históricos e estudar os acontecimentos de cada lugar. Muitas cidades se encontram caóticas devido ao mau planejamento e ordenação das construções e por falta de investimentos em infra-estrutura necessária.

Este contexto instigou o Rodrigo Althoff Medeiros a ‘desvendar’ a formação de Tubarão, como modelo teórico do desenvolvimento urbano semelhante ocorrido em cidades como Araranguá, Cocal, Siderópolis, Urussanga, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Capivari de Baixo, Laguna e Imbituba dentre outras.

Na obra, fica claro que Tubarão cresceu, ocupou maior espaço físico na região e transformou-se em pólo do desenvolvimento regional a partir do surgimento dos trilhos na cidade, não só pelas quantidades e velocidades de transporte, como também pelas dimensões dos equipamentos e das instalações necessárias para a atividade, que por sua vez passavam a criar e ocupar imensos espaços tanto na área rural como na área urbana.

Ao analisar essa ocupação, Rodrigo comprova que estudar o espaço urbano da cidade leva ao conhecimento da sociedade que nela vive. “A formação e o desenvolvimento do núcleo urbano surgido no século XIX, na cidade de Tubarão, ligada de forma direta à implantação de uma ferrovia é o ponto central do estudo, com o foco na influência desta na formação do espaço urbano daquela”, afirma o autor.

Passado os tempos em que a ferrovia protagonizou a formatação do espaço urbano, o livro propõe algumas opções, possibilidades de desenvolvimento da cidade a partir da compreensão da história tubaronense. Dentre eles, o de fomento ao turismo ferroviário; a transferência dos trilhos das áreas urbanas, que permitirá o prolongamento da Av. Marcolino Martins Cabral e melhores condições de tráfego para os modais rodoviário e ferroviário; e a ampliação da linha férrea da FTC, de Imbituba a Araquari – Joinville, obra que poderá novamente impulsionar toda a região sul catarinense, apresentando-se como um diferencial logístico que trará melhores condições de competitividade para as empresas da região no mercado nacional e internacional.

Mês do Ferroviário – No dia 30 de abril é comemorado o Dia do Ferroviário. O lançamento do livro Cidades em Crescimento – a influência da Ferrovia Tereza Cristina nas cidades do sul – estudo de caso no município de Tubarão, foi patrocinado pela Ferrovia Tereza Cristina, em parceria com Unisul, e é uma ação alusiva a data.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

14/06/2021

Ministério e Assembleia Legislativa discutem futuro do carvão no Sul de SC

. . .

18/10/2012

Ferrovias: qual é o rumo para o setor no Brasil?

. . .

01/09/2008

V Corrida Rústica FTC promove diversão e saúde

. . .