01/09/2008

V Corrida Rústica FTC promove diversão e saúde

Nem o calor e o sol forte deste domingo (31/08) desanimaram os competidores da V Corrida Rústica da Ferrovia Tereza Cristina. Aproximadamente 300 participantes de diversas regiões do Estado tomaram a Avenida Marcolino Martins Cabral, em frente à Praça Tereza Cristina, local da largada.

O evento que já é um marco na cidade foi dividido em 23 categorias, geral masculino e feminino, 11 categorias adulto masculinas e quatro femininas, duas categorias masculina e feminina infantil e duas categorias especiais que incluem colaboradores da FTC, Transferro Operadora Multimodal e empresas parceiras. O percurso adulto foi 4.400 metros e o infantil 900 metros.

“Realizada na semana que antecede a semana da Pátria o objetivo do evento é a promoção da saúde por meio de uma atividade física e o despertar para o espírito sadio de competição”, destaca o Gerente de Administração Corporativa da FTC, José Gilberto Machado.

Em sua 5ª edição a corrida já é um marco no calendário da cidade. “A corrida faz parte do ranking do Cortuba e, por isso, atrai participantes não só de Santa Catarina, mas também de outros estados. O nível entre os atletas aumenta a cada edição o que torna o evento mais competitivo”, lembra Gilberto.

O evento foi realizado durante toda a manhã na Praça Tereza Cristina, e as inscrições foram gratuitas. Os vencedores foram premiados com troféus e medalhas, do primeiro ao quinto colocado de cada categoria.

Correndo atrás...

Assim como nas últimas quatro edições do evento, neste ano, o primeiro lugar geral/adulto foi para Claudinei Ribeiro. O atleta de Criciúma, 28 anos, diz que o segredo está na preparação. Ele treina de duas a três horas por dia, seis vezes por semana.

“Corro há mais ou menos 14 anos. Foi assim que paguei minha faculdade de Educação Física e é a partir do esporte que posso ajudar minha família”, conta Ribeiro.

Já a vencedora no geral feminino, Aline dos Santos, tem 16 anos e conta que o gosto pela corrida está no sangue. “Eu gosto muito de correr, minha família pratica o esporte e sempre me incentivou”, revela. Aline é da cidade de Forquilhinha, e também ressalta a importância do preparo antes de participar de competições do gênero. “Além de treinos, alongamentos e cuidados com a parte física é muito importante cuidar da alimentação e buscar orientação com especialistas”, alerta a campeã.

Superação

Homenageado pela organização do evento, o competidor Atílio Calegari, 68 anos, é exemplo de força de vontade e dedicação. Após um grave acidente de moto, Calegari teve que parar de praticar o esporte por um ano e oito meses. Ele, que sempre correu pelo Clube de Corredores de Rua de Tubarão (Cortuba) e ficou em 5º lugar este ano na categoria correspondente à sua idade, conta que está muito contente de voltar a competir.

“Foi muito bom, estou muito feliz por poder correr novamente. Corrida é vida, é saúde”, exclama.

Classificação geral Masculina
Claudinei Ribeiro 1° lugar Mirivaldo do nascimento Souza 2° lugar Daniel Ferreira Andrade 3° lugar Valdemar Tiago de Souza Filho 4° lugar Vanderlei Pereira 5° lugar
Classificação geral feminina
Aline de Souza dos Santos 1° lugar Solange L. de Souza 2° lugar Rosa Maria de Souza 3° lugar Fernanda Vieira Caetano 4° lugar Elizandra Tem Pass 5°lugar
Classificação Categoria Especial Masculina
Giuseppe do Carmo Muraro 1° lugar Luis Carlos Martins 2° lugar Júlio César Pinheiro 3° lugar Fábio Friggi Costa 4° lugar Oldiney Silveira Passarela 5°lugar
Classificação Categoria Especial Feminina
Fernanda Gonçalves Maciel 1° lugar Cristiane Citadin 2° lugar Maria Isabel Antunes da Silva 3° lugar Gláucia dos Anjos Freccia 4° lugar Aline Gonçalves de Farias 5°lugar

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

26/02/2010

Estágio: oportunidade de crescer

. . .

08/11/2007

Ferrovia promove mutirão de conscientização e limpeza em Criciúma

. . .

08/03/2016

Ferroviárias comemoram o Dia Internacional da Mulher

. . .