20/01/2009

Computador de bordo de locomotiva: tecnologia oferece mais segurança no transporte ferroviário

O transporte ferroviário é o modal com mais possibilidades de desenvolvimento tecnológico e aprimoramento das operações. Entretanto, o quesito segurança é de suma importância para o bom desempenho da atividade. Por isso, a FTC busca tecnologias, sistemas e adaptações que possibilitem a ascensão das atividades de maneira sadia e segura.

Dentro dessa perspectiva, uma equipe formada por colaboradores da empresa trabalhou desde 2006 em parceria com a empresa Sulcom no desenvolvimento de um computador de bordo para as locomotivas com o objetivo de oferecer mais confiabilidade tanto para o maquinista quanto para o controlador de tráfego.

Após diversos estudos e testes, a versão final do aparelho provoca uma evolução no tráfego de trens. O primeiro protótipo apresentava 10 funções na tela. O segundo teve um aumento significativo de dados, 35 passaram a ser exibidos. A terceira geração tem como destaque o gestor de consumo de combustível.

Durante a operação, o equipamento apresenta no display e armazena segundo a segundo informações precisas de velocidade, distância percorrida, localização na via, acionamento de sirene entre outras. Além disso, com o gestor de combustível, contribui com a eficácia dos resultados de testes realizados para mensurar o consumo. Além de gerar economia, a diminuição do consumo de combustível reduz a emissão de CO2, atuando diretamente na preservação do meio ambiente. Segundo o analista de tecnologia da informação Ederson de Souza, os dados apresentados até o momento revelaram uma enorme precisão. “Esse diagnóstico positivo reflete diretamente na economia de combustível na empresa. O equipamento também auxiliará a engenharia de planejamento na melhoria constante da operação ferroviária, e o departamento de locomotivas no diagnóstico de falhas”, ressalta.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

17/03/2005

Voluntários da FTC distribuem kits de material escolar

. . .

23/11/2006

SC reivindica R$ 1,4 bi para infra-estrutura

. . .

18/10/2012

Ferrovias: qual é o rumo para o setor no Brasil?

. . .