Análise dos Indicadores de Desempenho promove melhorias na gestão da FTC
Para atuar com eficácia e qualidade no transporte ferroviário de cargas, a FTC trabalha no aprimoramento constante de seus processos. O resultado desta atuação é medido no desempenho de cada área e essa avaliação é feita por meio de indicadores.
Os Indicadores de Desempenho são elementos que medem níveis de eficiência e eficácia de uma organização. Sua utilização leva os gestores a exercerem com mais consciência e objetividade a tomada de decisão. [Rolt, 1998]
Com a implementação das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e a consolidação do Sistema de Gestão Corporativo (SGC) é evidente a melhoria e a evolução do processo de Gestão da FTC e, consequentemente, de seu desempenho. A melhoria contínua é uma constante no dia-a-dia da empresa o que reforça o compromisso com metas estabelecidas, aliadas a satisfação de clientes e acionistas, ao bem-estar de colaboradores e a preservação do meio ambiente.
Dentre os requisitos das normas, que são referenciadas internacionalmente, um determina que a Alta Direção da empresa planeje, apresente objetivos com metas estipuladas e com responsáveis pelos mesmos.
Objetivando a melhoria contínua dos processos e dos resultados, o Diretor de Operações, Luis Mário Novochadlo, que coordena e conduz mensalmente a análise dos indicadores da companhia (operação e manutenção) se reuniu com as áreas de segurança, manutenção de locomotivas, manutenção de vagões, manutenção de via permanente e de transporte para analisar os atuais e propor novos Indicadores de Desempenho, que possam melhor evidenciar o resultado das áreas e eliminar alguns indicadores desnecessários.
O estudo elaborado área por área também procurou rever os gráficos e suas formas de apresentação, buscando uma padronização, além de estabelecer novas metas para cada indicador. Trabalho semelhante foi feito pelo Gerente da Divisão de Administração e Representante da Direção no SGC, José Gilberto Machado, envolvendo as áreas da administração. Este novo modelo de gestão, com melhorias constantes requer mudança cultural, participação e o envolvimento das pessoas.
O produto final da revisão dos indicadores é evidenciado nas Reuniões de Análises de Dados. Considerada a reunião mais importante da companhia, sua realização é mensal e tem o objetivo de acompanhar os indicadores e a análise dos resultados, somando-se a sugestões de ações de melhorias (tomada de decisão).
Gerenciar uma empresa com base em números e fatos é indicativo de sucesso. O resultado desta gestão pode ser evidenciado nas avaliações positivas que a FTC recebe no quesito prestação de serviços.
Fonte: Comunicação FTC
Os Indicadores de Desempenho são elementos que medem níveis de eficiência e eficácia de uma organização. Sua utilização leva os gestores a exercerem com mais consciência e objetividade a tomada de decisão. [Rolt, 1998]
Com a implementação das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e a consolidação do Sistema de Gestão Corporativo (SGC) é evidente a melhoria e a evolução do processo de Gestão da FTC e, consequentemente, de seu desempenho. A melhoria contínua é uma constante no dia-a-dia da empresa o que reforça o compromisso com metas estabelecidas, aliadas a satisfação de clientes e acionistas, ao bem-estar de colaboradores e a preservação do meio ambiente.
Dentre os requisitos das normas, que são referenciadas internacionalmente, um determina que a Alta Direção da empresa planeje, apresente objetivos com metas estipuladas e com responsáveis pelos mesmos.
Objetivando a melhoria contínua dos processos e dos resultados, o Diretor de Operações, Luis Mário Novochadlo, que coordena e conduz mensalmente a análise dos indicadores da companhia (operação e manutenção) se reuniu com as áreas de segurança, manutenção de locomotivas, manutenção de vagões, manutenção de via permanente e de transporte para analisar os atuais e propor novos Indicadores de Desempenho, que possam melhor evidenciar o resultado das áreas e eliminar alguns indicadores desnecessários.
O estudo elaborado área por área também procurou rever os gráficos e suas formas de apresentação, buscando uma padronização, além de estabelecer novas metas para cada indicador. Trabalho semelhante foi feito pelo Gerente da Divisão de Administração e Representante da Direção no SGC, José Gilberto Machado, envolvendo as áreas da administração. Este novo modelo de gestão, com melhorias constantes requer mudança cultural, participação e o envolvimento das pessoas.
O produto final da revisão dos indicadores é evidenciado nas Reuniões de Análises de Dados. Considerada a reunião mais importante da companhia, sua realização é mensal e tem o objetivo de acompanhar os indicadores e a análise dos resultados, somando-se a sugestões de ações de melhorias (tomada de decisão).
Gerenciar uma empresa com base em números e fatos é indicativo de sucesso. O resultado desta gestão pode ser evidenciado nas avaliações positivas que a FTC recebe no quesito prestação de serviços.
Fonte: Comunicação FTC