27/05/2009

Hábitos saudáveis para a vida

A FTC recebeu na última semana, o especialista em fisiologia do exercício, Hudson Júnior, que ministrou uma palestra sobre os cuidados para ter uma vida longa e saudável. O evento fez parte do cronograma de ações do Grupo Metas Saudáveis, que tem o objetivo de promover a qualidade de vida por meio da disseminação de informações sobre hábitos saudáveis.

Hudson elencou algumas medidas que devem ser tomadas no dia-a-dia: comer os alimentos certos, viver sem estresse, manter a postura correta, praticar exercícios regularmente, cuidar da higiene bucal, trabalhar constantemente o cérebro, não fumar, dormir bem, descansar e manter relacionamentos estáveis.

Para obter sucesso, uma alimentação rica em frutas e verduras é ideal. O recomendável é comer três frutas de cores diferentes durante o dia. Os grelhados também devem fazer parte do cardápio. “É aconselhável comer mais vezes ao dia em menor quantidade, pois acelera o metabolismo e evita o efeito sanfona”, alerta o especialista.

Com o corre-corre da rotina é inevitável o estresse, mas Hudson apresentou alternativas para driblá-lo como, por exemplo, a meditação. “A meditação é uma prática que combate lesões do sistema nervoso, relaxa e evita a tensão que geralmente é acumulada durante o dia”, explica. O palestrante também ressalta a busca pelo autoconhecimento. “O praticante também reconhece o que o perturba e melhora a sua qualidade de vida. Isso é importante porque, na maioria das vezes, um distúrbio físico é decorrente de problemas emocionais”, completa.

Outra opção para trabalhar a postura e dar maior sustentação ao corpo, é alongar-se. Hudson ressaltou que o alongamento aliado a exercícios físicos como a musculação auxilia na saúde dos músculos e dos ossos. E com o passar dos anos é necessário exercitar, além do corpo, o cérebro. “O estímulo à lógica e ao pensamento com jogos e leitura é extremamente importante para manter a saúde da mente”, enfatiza. Hudson também lembra que o descanso é fundamental. “Quem não tira férias tem 60% mais chances de adoecer. Já quem descansa produz 50% mais do que quem não tira férias”, diz.

Para concluir as atividades para ter uma vida longa e saudável, é necessário manter relacionamentos estáveis. “Isso vale uma conversa com o vizinho, pois hoje em dia nem conhecemos quem mora ao nosso lado”, destaca o palestrante.

Na ocasião, os presentes puderam trocar experiências e tirar dúvidas com o especialista.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

30/07/2004

FTC concorre ao prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária

. . .

20/05/2011

Frente Parlamentar das Ferrovias inicia série de seminários pelo País

. . .

26/03/2013

ANTT cria novas superintendências

. . .