Cabotagem: nova opção de logística é reforçada para empresários da região
Oferecer uma nova logística para a escoação dos produtos da região Sul do país é a proposta da empresa Mercosul Line que apresentou ao empresariado as opções de rota e serviços disponibilizados pelo armador no Porto de Imbituba. O evento realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), na última terça-feira (14/07), reuniu representantes da Mercosul Line, TECON Imbituba, Criciúma Terminal Intermodal e empresários de diversos segmentos como cerâmica e grãos.
Durante o encontro, o Gerente de Logística da Mercosul Line, Paulo Teixeira Gomes, expôs dados referente ao sistema de cabotagem, as vantagens e desvantagens e, ainda, a forma diferenciada dos serviços oferecidos pela empresa.
A Mercosul Line iniciou suas operações no mês de junho, com três opções de rotas, que conectam Santa Catarina a Bahia, Pernambuco, Ceará e Manaus. Dois novos navios, com capacidade para 2.500 TEUs (unidade referente a contêiner de 20 pés), foram incorporados à atual frota da empresa.
“O Brasil apresenta potencial para a cabotagem, em função dos quase oito mil quilômetros de costa litorânea. Além da característica peculiar do país, a cabotagem é favorecida pelas inúmeras vantagens que apresenta como custos mais baixos, a segurança e a integridade da carga. Em termos ambientais, o transporte marítimo é mais adequado para o país, pois tem menor consumo de combustível e menor poluição, além do desafogamento dos modais terrestres”, destaca Gomes.
Embora esta modalidade apresente todas as características favoráveis para se desenvolver rapidamente, Gomes lembra que o processo é gradativo. “A cabotagem cresce ano após ano no Brasil e o modal se firma a cada dia como uma opção viável para os empresários que desejam reduzir custos”, enfatiza.
Outra vantagem oferecida pela Mercosul Line é o serviço porta a porta, fazendo com que o empresariado não tenha nenhuma preocupação com a movimentação da mercadoria depois da contratação do serviço. “As empresas marítimas são responsáveis por todo o trâmite logístico”, explica Gomes.
O incentivo à intermodalidade é outro aspecto bastante forte no processo. Os modais ferroviário, rodoviário e aquaviário estariam integrados proporcionando uma logística adequada e mais competitiva para o empresariado da região.
“Dentro deste contexto, a Ferrovia se torna o principal meio de ligação das empresas da AMREC com as vias marítimas, a partir do Porto de Imbituba, sendo uma facilitadora para a escoação da produção”, destaca Paula Mattei da área comercial do Criciúma Terminal Intermodal - CTI.
O Criciúma Terminal Intermodal vem somar ao processo, pois está posicionado estrategicamente no maior pólo cerâmico do Brasil, e oferece serviços de recepção de carga, armazenagem, separação de lotes, estufagem de contêineres, peação de carga, controle de estoque e monitoramento 24 horas. Com a interligação ferroviária e estrutura de apoio no Porto de Imbituba, o Criciúma Terminal Intermodal permite otimizar as operações de transporte.
O público presente pôde colocar suas dificuldades e anseios referentes à nova opção de logística. Gomes ressaltou que a Mercosul Line veio possibilitar a expansão de mercado e almeja suprir os anseios financeiros e logísticos da região. Para melhor atender aos clientes, a empresa colocou à disposição Marcelo Maia de Moraes, representante na região de Criciúma.
Fonte: Comunicação FTC
Durante o encontro, o Gerente de Logística da Mercosul Line, Paulo Teixeira Gomes, expôs dados referente ao sistema de cabotagem, as vantagens e desvantagens e, ainda, a forma diferenciada dos serviços oferecidos pela empresa.
A Mercosul Line iniciou suas operações no mês de junho, com três opções de rotas, que conectam Santa Catarina a Bahia, Pernambuco, Ceará e Manaus. Dois novos navios, com capacidade para 2.500 TEUs (unidade referente a contêiner de 20 pés), foram incorporados à atual frota da empresa.
“O Brasil apresenta potencial para a cabotagem, em função dos quase oito mil quilômetros de costa litorânea. Além da característica peculiar do país, a cabotagem é favorecida pelas inúmeras vantagens que apresenta como custos mais baixos, a segurança e a integridade da carga. Em termos ambientais, o transporte marítimo é mais adequado para o país, pois tem menor consumo de combustível e menor poluição, além do desafogamento dos modais terrestres”, destaca Gomes.
Embora esta modalidade apresente todas as características favoráveis para se desenvolver rapidamente, Gomes lembra que o processo é gradativo. “A cabotagem cresce ano após ano no Brasil e o modal se firma a cada dia como uma opção viável para os empresários que desejam reduzir custos”, enfatiza.
Outra vantagem oferecida pela Mercosul Line é o serviço porta a porta, fazendo com que o empresariado não tenha nenhuma preocupação com a movimentação da mercadoria depois da contratação do serviço. “As empresas marítimas são responsáveis por todo o trâmite logístico”, explica Gomes.
O incentivo à intermodalidade é outro aspecto bastante forte no processo. Os modais ferroviário, rodoviário e aquaviário estariam integrados proporcionando uma logística adequada e mais competitiva para o empresariado da região.
“Dentro deste contexto, a Ferrovia se torna o principal meio de ligação das empresas da AMREC com as vias marítimas, a partir do Porto de Imbituba, sendo uma facilitadora para a escoação da produção”, destaca Paula Mattei da área comercial do Criciúma Terminal Intermodal - CTI.
O Criciúma Terminal Intermodal vem somar ao processo, pois está posicionado estrategicamente no maior pólo cerâmico do Brasil, e oferece serviços de recepção de carga, armazenagem, separação de lotes, estufagem de contêineres, peação de carga, controle de estoque e monitoramento 24 horas. Com a interligação ferroviária e estrutura de apoio no Porto de Imbituba, o Criciúma Terminal Intermodal permite otimizar as operações de transporte.
O público presente pôde colocar suas dificuldades e anseios referentes à nova opção de logística. Gomes ressaltou que a Mercosul Line veio possibilitar a expansão de mercado e almeja suprir os anseios financeiros e logísticos da região. Para melhor atender aos clientes, a empresa colocou à disposição Marcelo Maia de Moraes, representante na região de Criciúma.
Fonte: Comunicação FTC