26/02/2010

Estágio: oportunidade de crescer

Ingressar em uma universidade ou especializar-se em uma área através de um curso técnico é o sonho de grande parte da população. Porém, atuar no mercado de trabalho depois de formado é um fato que ainda preocupa muitos estudantes. Na busca pelo primeiro emprego a falta de experiência, muitas vezes, é uma barreira a ser vencida. O estágio surge como uma opção de primeiro contato do aluno com o mercado de trabalho, proporcionando um rico aprendizado e oferecendo a oportunidade de assimilar teoria e prática, além de ensinar as peculiaridades e “macetes” da profissão e inserir o jovem no dia-a-dia da área escolhida.

Em 1997, ano em que a Ferrovia Tereza Cristina foi privatizada, a empresa abriu suas portas oferecendo vagas de estágios em diversos setores. Segundo a Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas, Eliane Maria Fernandes de Souza, com essas contratações a empresa investe em futuros talentos. “Os estagiários somam novos conhecimentos para a instituição. É uma troca de experiências fascinante, pois conseguimos transmitir a rotina da profissão escolhida e ao mesmo tempo aprendemos muito com a bagagem de vida de cada um”, relata Eliane.

A grande experiência adquirida durante o estágio, seguida da dedicação de cada um, é o primeiro passo para a contratação efetiva, seja ela da empresa atuante ou não. Exemplo disso é o da Técnica de Gestão Social, Fernanda Ramos. Em 2003, Fernanda começou a fazer parte da equipe da FTC como estagiária e dois anos depois foi efetivada. “No início não tinha esperanças de me tornar colaboradora da empresa, pois na época não existia o setor em que estou atualmente. Mas mesmo assim me dediquei e tentei absorver o máximo de informações para que pudesse ser uma excelente profissional em minha área. No final do estágio fui contratada para atuar junto aos projetos sociais da empresa”, lembra Fernanda.

Outro estagiário que se destacou na FTC e hoje faz parte do quadro de colaboradores é Gustavo Sampaio Costa, auxiliar de artífice de manutenção. Para ele, o estágio o auxiliou durante o tempo em que cursou Mecânica. “É no momento em que estamos trabalhando que conseguimos transformar a teoria em prática. Tudo que aprendemos em sala de aula podemos desenvolver durante o estágio e crescer muito mais. E foi através dessa oportunidade que fui efetivado na FTC”, relata Gustavo.

Em 2009, a Ferrovia Tereza Cristina continuou oportunizando aos estudantes o ingresso como estagiários na empresa. Dessa maneira os futuros profissionais, além de aplicarem os conteúdos repassados em sala de aula, trazem benefícios para a empresa com a apresentação de novas ideias e com o auxílio no desenvolvimento das atividades dos demais colaboradores.

Para o estagiário da Via Permanente, Murilo Coradini Buss, que está na empresa desde maio de 2009, o estágio é uma boa maneira para manter o contato com as ferramentas utilizadas no dia-a-dia da profissão. “Acho importante estagiar, pois é a melhor oportunidade para aprender. Fui em busca da vaga ofertada pela FTC por ser uma empresa referência na comunidade e proporcionar grandes aprendizados e oportunidades”, enfatiza Murilo.

A qualidade do estágio é importante e deve contribuir para a formação do profissional para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, gerando boas perspectivas de futuro.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

07/04/2010

Programa Paz na Linha: educar é preciso

. . .

12/08/2005

Programa Paz na Linha continua nas escolas e na comunidade

. . .

10/08/2006

Nova luz ao Carvão

. . .