10/03/2010

Transporte férreo deve ganhar força na região

Com rodovias abarrotadas e os altos custos no transporte de cargas por meio de navios ou aviões, o escoamento da produção pela malha ferroviária se desenha como uma opção favorável. Ainda na primeira quinzena deste mês o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar um pacote de medidas para alavancar o setor.

Aguardada pela região Sul catarinense, a Ferrovia Litorânea deve constar neste pacote. Com a inclusão, a malha ferroviária da concessionária Ferrovia Tereza Cristina (FTC) vai aumentar. Da ligação entre Criciúma e Imbituba, vai até a região Norte de SC, em Araquari.

Atualmente, a obra está em fase de elaboração de projeto. “Com o início dos trabalhos pelas empresas vencedoras da licitação na elaboração do projeto executivo de engenharia e realização dos estudos de impactos ambientais, a Ferrovia Litorânea está cada vez mais presente em nossa realidade”, diz o gerente da Divisão Comercial da FTC, Carlos Augusto Menezes.

Segundo o deputado federal Edinho Bez (PMDB), a obra tem garantia de recursos do governo federal. “O governo tem um compromisso com obras macrorregionais e acredito que esta não deve ser diferente. No dia 18 estarei em reunião com o diretor-geral do Dnit (Luiz Antônio Pagot) para tratar não apenas do andamento do projeto da Ferrovia Litorânea, mas também cobrar velocidade das obras da BR-101”, informa.

A Ferrovia Litorânea irá interligar o Sul com o Norte de Santa Catarina. “Desta forma, uniremos todos os portos do Estado. A médio e longo prazo, proporcionaremos a valorização dos portos de Santa Catarina no Brasil e na América Latina”, analisa o deputado federal Pedro Uczai (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias.

Mais de R$ 20 milhões serão investidos na elaboração no plano. A outra obra (de Itajaí até Chapecó e Dionísio Cerqueira) levará as linhas até o Oeste catarinense e países do Mercosul. Uczai reforça que o transporte ferroviário é mais interessante no ponto de vista econômico. “É mais barato, mais seguro, mais sustentável ambientalmente e mais integrador”, relaciona.

Ainda, a ampliação da malha ferroviária promete dar mais dinamismo aos negócios na região Sul. “Com a sua concretização, possibilitando a interligação da Ferrovia Tereza Cristina à malha nacional, aliada a conclusão da duplicação da BR-101, ao Aeroporto Regional de Jaguaruna e à modernização do Porto de Imbituba, o Sul do país terá uma excelente condição logística para o transporte de cargas, tanto para exportação como importação. O empresariado poderá contar com melhor custo/benefício, o que irá gerar maior competitividade dos seus produtos no mercado interno e externo”, finaliza Carlos Augusto Menezes.

Fonte: Diário do Sul

LEIA TAMBÉM

22/12/2005

A alegria do Natal chega pelos trilhos do trem

. . .

03/11/2020

MT terá um grande ‘salto logístico’ com o avanço de ferrovias, prevê senador

. . .

20/08/2004

FTC já acumula o transporte de 2000 toneladas de produtos cerâmicos

. . .