11/06/2010

Programa Paz na Linha: segurança dentro de quadra

Investir em ações socioeducativas, gerar oportunidades para a descoberta de novos talentos e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres são objetivos traçados pela área de responsabilidade social da Ferrovia Tereza Cristina. Desde o início deste ano a empresa apoia a Escola de Futsal de Siderópolis, em parceria com a Associação Sideropolitana dos Amigos do Esporte (ASAME). O projeto oferece aulas gratuitas de futsal para estudantes entre 7 e 16 anos de idade.

Segundo o supervisor da associação, Leandro Nascimento, desde a implantação do projeto, em 2006, os atos infracionais envolvendo crianças e adolescentes já diminuíram cerca de 70%. “É importante que os garotos tenham oportunidades como essas. Ao invés de estarem nas ruas em contato com más influências, eles estão aprendendo e praticando atividades sadias, com orientação profissional”, destaca.

Douglas Inácio Ribeiro, 12 anos, sonha em ser jogador de futebol profissional. “Além de nos passarem técnicas para ser um bom jogador, o professor nos ensina que devemos ter respeito com os colegas e ter muita dedicação”, afirma o garoto.

Nessa semana, dia 10/06, os alunos participaram de um treino diferente. Os voluntários do Programa Paz na Linha estiveram presentes na cidade para ministrar uma palestra. No decorrer do dia, foram repassados para cerca de 80 integrantes da Escola uma breve apresentação sobre a história da empresa, ressaltado os cuidados a serem tomados ao se aproximarem da linha férrea e também reforçado o valor do meio ambiente para a sociedade.

Estavam todos muitos atentos e curiosos. Renan Oliveira Marcelino, 15 anos, já assistiu a palestra em outras ocasiões, e o que chamou mais atenção dos voluntários foi a boa lembrança do garoto para as dicas de segurança repassadas. “É importante para nós podermos perceber que eles realmente estão atentos ao que estamos transmitindo. É bom ver que eles aprendem e nunca mais esquecem”, enfatiza o Técnico de Segurança da FTC, Marcelo Batista Cruz.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

23/10/2020

Governo avança em plano de certificação verde do programa ferroviário

. . .

16/01/2013

Setor ferroviário espera garantias para novas concessões

. . .

14/10/2003

SC reivindica novas Ferrovias

. . .