22/02/2011

Trem de carga é tema de campanha institucional inédita

“O Brasil vai bem de trem”. Esse é o slogan da campanha da ANTF - Associação Nacional dos Transportes Ferroviários que entrará no ar a partir da segunda-feira, 21, na TV Globo e nos principais canais da TV por assinatura.

Composta por dois filmes de 30 segundos, spots radiofônicos, anúncios na internet e nas revistas especializadas em logística, o foco da campanha, na primeira etapa, é mostrar que as ferrovias de carga são modernas e competitivas, integram as diversas regiões do País, promovem o desenvolvimento e geram milhares de empregos qualificados.

O primeiro filme, “Locomotiva Brasil”, apresenta cenas de trens cruzando diferentes pontos de país, com os mais variados tipos de cargas. As cenas são intercaladas com imagens de trabalhadores do transporte ferroviário, traçando um paralelo entre o trem de carga e o desenvolvimento do País. O segundo filme, “Trem de ferro”, traz uma trilha sonora envolvente, que faz referência ao poema homônimo de Manuel Bandeira.

No rádio e na internet, a primeira etapa campanha buscará atingir principalmente o público formador de opinião, através das redes CBN e BandNews e dos portais jornalísticos de maior audiência, como UOL, Globo, Folha, Terra, Google, Abril e Estadão. Os filmes serão exibidos também nos vôos da TAM, durante os meses de março e abril. Além disso, serão publicados anúncios impressos nas revistas especializadas em transporte ferroviário e logística.

Importância das ferrovias

“Esta campanha é um anseio do nosso setor há 14 anos, desde que foi adotado no Brasil o atual modelo de concessões e o transporte ferroviário passou a viver uma nova era” – afirma Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANTF. “Precisamos fazer com que o cidadão comum valorize as ferrovias de carga e sua importância para a vida das pessoas. É fundamental que todos os segmentos da população tenham consciência da contribuição das empresas concessionárias de transporte ferroviário para o crescimento do País”.

A linha estratégica da campanha foi concebida pelo Comitê de Comunicação da ANTF, com a participação das áreas de comunicação das empresas ferroviárias e o apoio da Newsday Consultoria de Comunicação e Marketing. Foi promovida uma concorrência entre seis agências de publicidade, que resultou na escolha da Talent, agência que tem entre seus clientes o Grupo Santander Brasil, NET, Semp Toshiba, Ipiranga e Tigre, entre outras grandes marcas.

A próxima etapa da campanha, a partir de abril, envolverá também as comunidades dos municípios atravessados pela malha ferroviária, inclusive com campanhas de segurança na travessia das linhas férreas, entre outras ações educacionais e culturais.

Reposicionamento da imagem dos trens de carga

Pesquisa qualitativa realizada pela Talent no planejamento da campanha comprovou um quadro crítico, já conhecido dos profissionais do setor: as ferrovias de carga, embora sejam responsáveis pelo transporte de 25% de todas as mercadorias no território nacional, são desconhecidas da maior parte das pessoas. Distantes do dia a dia dos cidadãos nos grandes centros urbanos, os trens continuam associados a uma visão saudosista. São vistos como antiquados, mas já operam no Brasil com tecnologia de ponta – como centros de controle de operações e locomotivas de última geração – e são considerados pelos especialistas em logística como o principal meio de transporte de carga do século XXI.

Depois da primeira fase da campanha, voltada para a mudança da percepção do público a respeito do setor, a ANTF se propõe a divulgar amplamente para todos os segmentos da sociedade, nas próximas etapas da campanha, a realidade atual das ferrovias brasileiras.

Esse reposicionamento será alicerçado pelos resultados positivos do setor nos últimos anos. Desde a concessão da malha da extinta Rede Ferroviária Federal (RFSSA) para a iniciativa privada, em 1997, até o final de 2010, a produção das ferrovias cresceu 104,1%, passando de 110,2 para 280,1 TKU (tonelada quilômetro útil).

Entre 1997 e 2010, a movimentação de cargas pelas ferrovias saltou de 253,3 milhões de toneladas por ano para 471,1 milhões de toneladas por ano, o que corresponde ao crescimento de 86% na movimentação de cargas, alavancado principalmente pelo transporte de produtos siderúrgicos e de commodities agrícolas como soja, milho e arroz. Nos últimos anos, com o crescimento da economia, também houve um incremento na movimentação de produtos petroquímicos e da construção civil. A projeção das concessionárias para 2011 também é otimista. A expectativa para o ano que vem é de uma movimentação de 530 milhões de toneladas de cargas.

As ferrovias transportam atualmente 25% de todas as cargas movimentadas no território nacional. Essa participação, que era de 17% antes da privatização, comprova o crescimento da importância do transporte sobre trilhos em relação aos outros modais, embora o transporte nas rodovias ainda seja predominante. As ferrovias são mais eficientes e econômicas, além de ecologicamente corretas, para transportar grandes volumes de cargas em longas distâncias. Um trem de carga com 100 vagões corresponde a aproximadamente 357 caminhões, consome 20% menos combustível por tonelada transportada e emite 66% menos monóxido de carbono.

Investimentos privados

Entre 1997 e 2010, os investimentos realizados pelas empresas concessionárias responsáveis pelas ferrovias de carga no Brasil somaram mais de R$ 24 bilhões. Os recursos foram destinados à recuperação da malha, adoção de novas tecnologias, redução nos níveis de acidentes, capacitação profissional, aquisição e reforma de locomotivas e vagões.

A malha ferroviária em operação no Brasil para o transporte de cargas totaliza 28.228 km, divididos em 12 trechos, que estão sob a responsabilidade de 10 concessionárias, sendo que nove são empresas privadas e fazem parte da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), cujo objetivo é promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte ferroviário no País.

Fonte: ANTF

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