15/10/2013

Norma de medição e avaliação sonora em licenciamento ambiental é revisada

Especialistas da Comissão de Estudo Especial de Acústica e da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) passaram dois dias reunidos em Brasília (DF), na semana passada, debatendo a revisão das normas ABNT NBR 10151 e NBR 10152. Estas normas são de aplicação obrigatória por força da Resolução CONAMA 01/90 e da NR-17 do MTE e se aplicam a empreendimentos de qualquer natureza. O encontro foi realizado no prédio da CNT a convite da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
De acordo com o coordenador das Comissões, engenheiro Krisdany Cavalcante, a versão da ABNT NBR 10151 em vigor não prevê uma metodologia diferenciada para sistemas de transporte. “Estamos revisando esta norma e propondo a adoção de métodos específicos para medição e avaliação sonora de sistemas de transporte. Isso significa que também estabeleceremos o método mais adequado para análise de ruídos produzidos por sistemas ferroviários”, destacou Cavalcante.
Para o representante da ANTF nos trabalhos da ABNT Mário Barcellos , a vantagem da revisão é que ela vai corrigir a norma que atualmente é utilizada indevidamente para o sistema de transporte. “Agora, teremos a oportunidade de especificar as regras para medição de ruídos dos transportes e, especificamente das ferrovias”, destacou Barcellos. Este é um importante avanço para normalização do assunto à realidade do sistema de transporte, em especial as ferrovias brasileiras.
Fonte: Comunicação/FTC

LEIA TAMBÉM

09/04/2012

Ação solidária em prol da educação

. . .

30/07/2004

FTC concorre ao prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária

. . .

01/06/2020

A retomada no pós-pandemia

. . .