17/06/2011

Frente das ferrovias inicia amanhã série de seminários regionais

A Frente Parlamentar Mista das Ferrovias realizará amanhã em São Paulo o primeiro de uma série de seminários regionais para discutir a situação do transporte ferroviário brasileiro. O evento ocorrerá no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa local, às 10 horas e contará com representantes dos quatro estados da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).

Na segunda-feira (20), será a vez do Distrito Federal e dos estados do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) discutirem o assunto em Cuiabá (MT). Também haverá seminários em Salvador (BA), dia 11 de julho; em Rio Branco (AC), em 29 de julho; e em Porto Alegre (RS), dia 26 de agosto.

O presidente da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), ressalta que os debates servirão para elaborar um diagnóstico nacional das ferrovias e apontar caminhos para o desenvolvimento desse meio de transporte. “Precisamos fortalecer e aprimorar nossa política de transportes, tendo as ferrovias em papel de destaque”, afirma.

Vantagens
O parlamentar cita diversas vantagens das ferrovias como opção para o transporte de cargas e passageiros: “O transporte ferroviário é mais barato, seguro e ambientalmente sustentável. Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões, atraem novos investimentos nas cidades por onde passam os trilhos e evitam a sobrecarga de nossas rodovias”.

Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

LEIA TAMBÉM

17/12/2004

FTC recupera duas locomotivas para o Museu Ferroviário

. . .

28/03/2023

Ferrovia em Mato Grosso é a primeira estadual do país

. . .

01/02/2012

FTC comemora 15 anos de administração privada

. . .