22/06/2011

Tecon Imbituba recebe dois novos portêineres

Chegaram ao Tecon Imbituba (SC) dois portêineres para o terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil. Os equipamentos são capazes de atender a embarcações como os navios ULC, Ultra Large Containership, e operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés ou um contêiner de 40 pés.

A capacidade do guindaste é de 65 toneladas para contêineres e 80 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações. No total, o investimento para a aquisição dos equipamentos foi de US$ 15 milhões.

Desde que ganhou a concessão do Tecon Imbituba por meio de licitação pública, há três anos, a Santos Brasil vem ampliando e preparando o terminal com alta tecnologia e infraestrutura para receber linhas da Ásia, Europa e Américas. No total, estão previstos investimentos de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local.

A primeira fase das obras de ampliação contemplou a liberação de 300 metros de cais, entregues em novembro do ano passado. Até o fim de outubro deste ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660 metros lineares de comprimento de cais.

Outro investimento voltado a garantir a competitividade do terminal foi na área destinada ao Retroporto Industrial de Imbituba, adquirida pela Santos Brasil no final de 2010. Com dois milhões de metros quadrados, sendo 4,5 km de frente para trecho já duplicado da rodovia BR 101, o espaço visa apoiar o desenvolvimento sustentável do Porto e prevê a instalação de toda a estrutura de suporte à operação como pátio regulador, armazéns, terminal de vazios, bem como a instalação de indústrias que utilizam materiais importados no processo produtivo, indústrias exportadoras, de autopeças, além de montadoras de veículos.

O Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos do Governo Federal, por meio de projetos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Para este ano está prevista a dragagem de aprofundamento de 11 para 15 metros de calado com recursos do Governo Federal, bem como a duplicação da via de acesso. Além disso, está prevista a construção da Ferrovia Litorânea, que ligará o Norte de Santa Catarina ao Porto de Imbituba e a Ferrovia Tereza Cristina, que com esta conexão passará a ter acesso à malha nacional.

Com a finalização das obras de ampliação do Tecon Imbituba, a chegada dos portêineres e o aprofundamento do calado do Porto, o terminal localizado em Santa Catarina será capaz de receber super navios que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios, capazes de transportar cerca de 8.600 TEUS, ainda em 2011. Todos esses investimentos, aliados às características naturais de porto marítimo, sem limitação física ou restrição de acesso devido a mau tempo, tornam Imbituba um terminal diferenciado, preparado para trazer maior competitividade a todos os seus usuários.

Fonte: Net Comex

LEIA TAMBÉM

07/12/2005

ANTF organiza seminário em Brasília

. . .

06/03/2013

FTC comemora 405 dias sem acidentes do trabalho com afastamento

. . .

18/06/2020

A malha paulista de ferrovias tem um novo contrato de concessão assinado

. . .