05/07/2013

FTC e Transferro mantêm certificados de excelência

Compromisso com a excelência na prestação dos serviços, que atendam ao padrão de qualidade do transporte ferroviário, são metas da Ferrovia Tereza Cristina e da sua subsidiária, Transferro Operadora Multimodal. As empresas tem trabalhado ano a ano para promover melhorias, aprimorar processos e operações. O resultado dessas ações pôde ser confirmado na tarde desta sexta-feira (5) no fechamento da Auditoria Externa, com a manutenção dos certificados das normas ISO 9001, Gestão de Qualidade, ISO 14001, Gestão Ambiental e OHSAS 18001, Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.
Estes certificados reforçam o compromisso com a satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e comunidade. São 16 anos de administração privada, assumindo desafios e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social em suas operações. O atestado de excelência no Sistema de Gestão Corporativo (SGC) é resultado da dedicação e do envolvimento dos colaboradores e direção, que garantiram as certificações e, consequentemente, a qualificação do transporte ferroviário de cargas realizado pela FTC e os trabalhos de operação da descarga, movimentação e abastecimento de carvão mineral dos silos das unidades do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, executado pela Transferro.
As empresas, que passaram por Auditoria Externa deste o início da semana, foram avaliadas pelo Organismo Certificador BRTUV, representado pelos auditores Stael Martins Rosa, Rosano Alfredo Rosa, e Aline Vieira de Lima. Durante o encerramento dos trabalhos, foram enfatizados os pontos fortes do Sistema de Gestão.
Na Transferro não houve nenhum registro de não-conformidade, e nenhuma oportunidade de melhoria, apenas quatro comentários. No que se refere à Ferrovia, os auditores apontaram duas não-conformidades tipo B (cujas ações para adequações serão encaminhas na próxima semana), somados a sete comentários.
Segundo a auditora-líder, Stael Martins Rosa, auditar a FTC e a Transferro é motivo de satisfação para o grupo, porque as empresas possuem um corpo funcional comprometido com o Sistema de Gestão e são as únicas com as três certificações, garantidas pela BRTUV no Estado. “O conhecimento técnico dos colaboradores é um dos pontos fortes, assim como o engajamento e a transparência da direção. Somados a isso, o sucesso da conquista também se dá pela condução da Auditoria Interna. Essa preparação foi fundamental e fez a diferença no resultado final dos trabalhos”, destacou Stael.
O Gerente da Divisão de Administração Corporativa da FTC, José Gilberto Machado, parabenizou a todos pela conquista e disse que mais importante do que conquistar é manter. “Sabemos das dificuldades e de algumas peculiaridades das empresas, mas temos um processo bem conduzido e nunca escondemos nada dos auditores. Estamos focados na melhoria contínua e por isso vamos analisar as observações levantadas e buscar soluções, para cada vez mais aprimorar os processos do Sistema de Gestão Corporativo das empresas”, salienta.
O Diretor de Operações da FTC, Luís Mário Novochadlo atribuiu à conquista ao empenho dos colaboradores. “Mudar a cultura de uma empresa não é tarefa fácil, mas ter pessoas motivadas e engajadas na conquista torna as coisas possíveis. Seguimos a linha de excelência da direção”, parabeniza Novochadlo.
Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

23/02/2005

Ferroviário tubaronense concorre a prêmio nacional

. . .

20/12/2004

FTC entrega duas locomotivas para o Museu Ferroviário

. . .

12/02/2004

Novos trechos da VP são recuperados

. . .