FTC comemora 16 anos de administração privada
O transporte por ferrovias é cada vez mais importante e necessário para que a economia brasileira possa crescer com sustentabilidade, sem correr o risco de sofrer um apagão logístico. Com os investimentos anunciados pelo Governo Federal, na ordem de R$ 91 bilhões, em 2012, o setor deve impulsionar o mercado ferroviário neste ano. Apesar da pequena extensão da malha ferroviária brasileira de cargas, que possui apenas 28.366 quilômetros, o modal é responsável por quase 25% do transporte das riquezas do País.
Em Santa Catarina, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que completa 16 anos de administração privada, nesta sexta-feira (1), assumiu o desafio de reerguer o modal ferroviário no Sul do Estado, com foco no transporte de carvão da região carbonífera para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.
De lá para cá, superou 42 milhões de toneladas transportadas, promoveu uma série de melhorias e aprimorou as operações investindo mais de R$ 46,5 milhões em modernização de locomotivas, vagões e equipamentos de oficinas, recuperação da via permanente, sinalização, segurança de passagens em nível, desenvolvimento de softwares de gerenciamento operacional, adequações ambientais, capacitação do quadro de colaboradores e em programas de Responsabilidade Social, voltados para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades lindeiras.
Com uma malha ferroviária de 164 km, o menor corredor ferroviário brasileiro, e com uma linha isolada, a FTC passa por 14 municípios e, por isso, está atenta às demandas do mercado. Pelo empreendedorismo e a confiança no potencial da região a empresa está preparada para atender novas opções de cargas, com destino à exportação pelo Porto de Imbituba.
A FTC tem acesso ao Criciúma Terminal Intermodal, posicionado estrategicamente no maior polo cerâmico do Brasil. Além de favorecer o desenvolvimento e a logística do Sul de Santa Catarina, a empresa contribui fortemente para a economia fiscal do país, estado e município. Nesses 16 anos de administração privada, a Ferrovia recolheu aos cofres públicos mais de R$ 114,5 milhões a título de concessão, arrendamento e tributos.
Todo este trabalho é sustentado pela implementação do Sistema de Gestão Corporativo (SGC), que agrega as certificações ISO 9001, gestão da qualidade, ISO 14001, gestão ambiental, e OHSAS 18001, gestão da segurança e saúde ocupacional, que reforçam o compromisso com a satisfação de clientes e acionistas, colaboradores, comunidade e a preservação do meio ambiente.
Novos Projetos
A principal expectativa da FTC é a implantação dos projetos Ferrovia Litorânea e Ferrovia Leste-Oeste, que além de integrá-la à malha ferroviária nacional, se constituirão em importantes corredores de cargas, ao permitir ampliar o acesso ferroviário aos portos e ao extremo Oeste de Santa Catarina, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento do Estado. Essa ampliação proporcionará o transporte de muitos outros produtos como cerâmica, granéis agrícolas e minerais, fertilizantes, metalúrgicos e siderúrgicos, produtos frigorificados, madeiras e derivados, carga geral e contêineres. Produtos de extrema importância para todo o país e o mundo.
Estrutura Operacional
164 km de linha férrea 11 locomotivas 466 vagões Monitoramento da frota via satélite Oficinas de manutenção de locomotivas, vagões e via férrea Operação no Criciúma Terminal Intermodal Acesso ao Porto de Imbituba Controle operacional, administração e Sistema de Ocorrências Ferroviárias, informatizados
Vantagens do Transporte Ferroviário
Preços competitivos Segurança Confiabilidade Pontualidade Economia de Combustível Baixo impacto sobre o meio ambiente
Empresa Cidadã
A FTC carrega também, esperança e solidariedade, levando às comunidades lindeiras educação e cidadania, com foco na segurança e valorização da vida, por meio dos projetos: Jovem Aprendiz; Ser eficiente; TrAção; Escola Futsal; Trem de Natal, entre outros.
Segurança é Destaque
Os investimentos realizados, desde a privatização, possibilitaram a redução de mais de 97% no indicador de acidentes ferroviários. “Resultado obtido com o comprometimento da empresa e de seus colaboradores com a segurança, principalmente por meio do Programa Paz na Linha, que visa à conscientização de crianças, motoristas e pedestres quanto à prevenção de acidentes na linha férrea”, ressalta o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.
Meio Ambiente
A Ferrovia Tereza Cristina investe na conscientização de colaboradores e da comunidade, por meio da coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras, mutirões de limpeza, plantio de mudas, entre outros trabalhos ambientais. O vagão ecológico, confeccionado a partir de plástico reciclado, também é um diferencial da empresa, que atua na prevenção e preservação do meio ambiente.
Tecnologias
O Sistema de Gerenciamento Ferroviário (Sigefer), garante a segurança das cargas e do cliente, que pode consultar via web, desde o carregamento e deslocamento até a descarga dos produtos. Para complementar o bom desempenho do Sigefer, a FTC também possui um moderno sistema de rastreamento via satélite, para monitoramento dos trens, cujos dados são transmitidos, em tempo real, para o Centro de Controle Operacional (CCO).
Transferro Operadora Multimodal
A principal carga da Ferrovia Tereza Cristina é o carvão mineral, transportado da região carbonífera catarinense até a Tractebel Energia, no município de Capivari de Baixo. Em 1999 a FTC criou a Transferro Operadora Multimodal, com a responsabilidade de efetuar a descarga, movimentação e abastecimento dos silos de carvão no Complexo Termelétrico. A Transferro também atua na recuperação, modernização e manutenção de grandes equipamentos, tendo como mercado outras regiões do Brasil e alguns países da América Latina.
Fonte: Comunicação FTC