Ferrovia Tereza Cristina é homenageada em Brasília
Historicamente, as estradas de ferro, semeiam o desenvolvimento econômico e social das localidades por onde passam. Esta máxima se aplica à Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Apesar deser o menor corredor ferroviário brasileiro, com apenas 164 quilômetros de extensão, a FTC é peça-chave para o desenvolvimento do estado catarinense. Localizada entre os municípios de Imbituba e a Região de Criciúma, no estado de Santa Catarina (SC), a ferrovia que corta 14 municípios é a principal responsável pelo transporte de carvão no estado.
Homenagem
A trajetória de sucesso da ferrovia, que em 2012 completou 128 anos, foi homenageada, no dia 3 de dezembro, pelo deputado federal Edinho Bez, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em um discurso acalorado, Bez destacou que nos 15 anos de concessão para a iniciativa privada, a FTC transportou mais de 40 milhões de toneladas de carga e recolheu aos cofres públicos mais de R$ 95,4 milhões a título de concessão, arrendamento e tributos. “Além da riqueza econômica que transporta, a empresa também leva educação e cidadania para a população. Através do Programa Jovem Aprendiz, por exemplo, a empresa cria a oportunidade do primeiro emprego. A ferrovia também auxilia na inclusão social, com a contratação de pessoas com deficiência”, exemplificou Bez. O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marco Maia, em nota, afirmou que não se pode mais pensar no Brasil sem o modal ferroviário, pois seria incompatível com o tamanho do País, que possui dimensões continentais. “Essa modalidade de transporte com certeza construirá o futuro do Brasil”, ressaltou Maia.
Agradecimentos
Em agradecimento à homenagem, o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz, afirmou que a menção honrosa faz acreditar que o caminho que vem sendo trilhado pela empresa e sua equipe é o correto. Após a concessão, revela Schmitz, a ferrovia já investiu mais de R$ 85 milhões em modernização de locomotivas, vagões e equipamentos de oficinas, recuperação da via permanente, sinalização, segurança de passagens em nível, desenvolvimento de softwares de gerenciamento operacional, adequações ambientais, capacitação do quadro de colaboradores e em programas de responsabilidade social, voltados para o bem-estar e qualidade da vida das comunidades lindeiras.
A importância das ferrovias
Para Schmitz, o momento vivenciado pelas ferrovias é histórico. O anúncio feito pelo governo federal de investimento de R$ 91 bilhões nas ferrovias resgata um modal que por vários anos esteve estagnado e paralisado, por isso merece comemoração. “Agora, precisamos avançar na construção de um Brasil com uma economia cada vez mais competitiva, com uma infraestrutura compatível com o seu tamanho. Acredito que o objetivo do governo federal, quando anunciou a criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), seja de encurtar as nossas distâncias”, completou.
Expansão da malha
Em relação à expansão da malha ferroviária de Santa Catarina, Schmitz citou os projetos Ferrovia Litorânea e Ferrovia Leste-Oeste como elos importantes para integração da Ferrovia Tereza Cristina à malha nacional. O diretor-presidente da FTC finalizou seu discursoparafraseando, Joelmir Beting, jornalista econômico que faleceu na quinta-feira dia 29 de novembro, que dizia: “Modernizar não é sofisticar. Modernizar é simplificar”. Para Schmitz, é preciso seguir esta linha, buscando simplificar a mobilidade urbana, apostando nos trilhos, por onde é escoada grande parte das riquezas brasileiras e por onde transitam milhares de brasileiros.
Fonte: Assessoria de Imprensa / ANTF