Transporte ferroviário seria melhor saída para reduzir custo logístico de empresas brasileiras
De cada 100 reais que as empresas ganham no País hoje, pouco mais de 13 são usados com manutenção de caminhões e outros gastos envolvendo o transporte de bens. O dado é de um levantamento da Fundação Dom Cabral, que ouviu representantes de 126 empresas. A movimentação de longa distância é o que pesa no fim do mês, responsável por 38% do total.
O diretor de desenvolvimento da Fundação Dom Cabral, Paulo Rezende, explica que o valor é alto e compara com a situação nos Estados Unidos: o custo logístico engloba a manutenção de caminhões e reposição de pneus, o custo de combustível e também a distribuição dos produtos. Os setores que mais sofrem são o agropecuário, seguido pelo de construção. O que pode ser um problema para a economia nacional, segundo Paulo Rezende.
Segundo o diretor de desenvolvimento da Fundação Dom Cabral, cada vez que um caminhão percorre um quilômetro de rodovia ruim, o custo do transporte aumenta cerca de 30% por causa da manutenção do veículo: as companhias ouvidas pelos pesquisadores representam 20% do PIB do Brasil. Depois dos gastos com estradas ruins, o custo de armazenagem e de distribuição urbana são os que mais pesam. Para reduzir os custos, 70,7% das empresas citaram como solução melhores ferrovias e que integrem-se a outros meios de transporte.
Fonte: Band News
Fonte: Comunicação FTC