13/08/2012

Toneladas de entulhos são retiradas das proximidades dos trilhos

A preservação da faixa de domínio e do meio ambiente, o convívio seguro com a comunidade aliados a eficácia da operação ferroviária, estão entre as diretrizes da Ferrovia Tereza Cristina. Com o objetivo de orientar a população, e em parceria com a Prefeitura de Tubarão, a FTC promoveu nas duas últimas semanas, no bairro Comasa, mais uma ação do Programa Paz na Linha.

Garrafas, sacos plásticos, carcaças de eletrodomésticos, são alguns dos diversos objetos encontrados ao longo da linha férrea, durante o mutirão de limpeza, que recolheu mais de 100 toneladas de lixo. A ação tem o objetivo de desenvolver trabalhos contínuos de educação ambiental, que visa conscientizar os moradores quanto à importância de manter o ambiente organizado e livre de entulhos.

Segundo o coordenador do Programa e engenheiro da FTC, André Mendonça Guaresi, quando o lixo não recebe o tratamento correto, transforma-se em um grande problema sanitário, sendo o abrigo ideal para ratos, baratas e outros animais que podem transmitir várias doenças, como diarréias infecciosas, ameba e parasitoses.

Os problemas de saúde não são as únicas consequências do acúmulo de lixo. Quando depositado aos arredores da linha, os entulhos podem tirar a visibilidade de motoristas e se estiverem sobre os trilhos podem provocar acidentes e o descarrilamento de trens. “O lixo acumulado próximo à via coloca em risco a vida dos colaboradores durante o trajeto do trem”, lembra Guaresi.

Paz na Linha nas Escolas

Os voluntários do programa também estiveram na Escola de Ensino Fundamental Martinho Guizzo. Durante o encontro foi repassado para 331 alunos, dentre crianças e adolescentes, informações sobre a história da empresa e dicas de segurança a serem tomadas ao se aproximarem da linha férrea.

“As crianças são multiplicadoras de informações. Quando chegam em suas casas, contam aos pais o que aprenderam, e dessa maneira conscientizam os adultos também”, relata o coordenador do Programa e engenheiro da FTC, André Mendonça Guaresi.

Ele ainda lembra que as orientações repassadas agregam valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente. "As crianças levam o aprendizado para o resto de suas vidas. Elas passam a conhecer sobre a importância da Ferrovia para os municípios e começam a respeitar a linha férrea e os colaboradores da empresa. Além disso, aprendem que lugar de lixo é na lixeira e não ao longo da via", completa.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

15/06/2007

Treinamento aborda segurança nas operações ferroviárias

. . .

24/01/2022

Ferrovias: empresas disputam com projetos de trajeto idêntico

. . .

11/05/2009

Dnit avalia impactos da Ferrovia Sul

. . .