Vantagens do governo brasileiro apresentadas em Berlim
As vantagens que a expansão do setor metroferroviário brasileiro oferece estiveram em foco durante a realização do seminário Brazil on Rails, que reuniu mais de 250 especialistas do setor, nesta quinta-feira (20), na InnoTrans 2012 (Feira Internacional de Tecnologia em Transportes), em Berlim.
O Programa de Investimentos em Logística do governo brasileiro foi abordado em quatro palestras sobre os planos de expansão da malha metroferroviária nacional, as possibilidades de financiamento e investimento, além dos ganhos para a economia nacional.
Programa trará cresimento econômico O Secretário de Política Nacional dos Transportes, Marcelo Perrupato, falou sobre os benefícios que a duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias federais devem gerar para o Brasil. “Os custos de transporte das mercadorias brasileiras, como grãos e minério, devem cair em até 30%. Isso significa ganho de competitividade para o produtor brasileiro no mercado internacional” garantiu.
Além disso, a velocidade de transporte das mercadorias também irá aumentar. “Estamos fazendo novas linhas - em bitola larga, de 1,60 m - que suportam vagões mais pesados e que não estarão obstruídas pelas travessias das cidades para melhorar o tempo de trânsito das mercadorias. Em vez de circular a 20 km/h passaremos a transitar a 60 km/h”, afirmou Marcelo Perrupato, para quem a expansão do setor irá permitir ao país galgar novas posições no cenário econômico mundial.
Iniciativa privada é alavanca para o setor O presidente do conselho diretor da ANTF e da MRS Logística, Eduardo Parente, mostrou os números do transporte de cargas no país. Segundo ele, o setor metroferroviário brasileiro cresce cerca de 9% ao ano em volume de cargas transportadas, desde 1996, graças aos investimentos privados. Só entre 2005 e 2011, 27,4 bilhões de reais foram injetados no setor. “Esses investimentos sólidos da iniciativa privada brasileira já criam um ambiente atraente para o capital internacional”, avaliou Parente, para quem o investimento anunciado pelo governo brasileiro deverá criar condições ainda mais interessantes. “Estamos muito animados com o Programa de Logística do governo federal”, disse.
Novas vias, novos investimentos O diretor de Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Leonardo Alonso, apresentou a linha de financiamentos disponibilizada pelo banco para o setor. “A oportunidade de investimento está lançada e juntamente com o apoio financeiro do BNDES poderão ser solucionadas as restrições de gargalo logístico do país, o que terá um efeito multiplicador para toda a cadeia fornecedora de bens e serviços do setor”, comentou.
Fonte: Assessoria ANTF
O Programa de Investimentos em Logística do governo brasileiro foi abordado em quatro palestras sobre os planos de expansão da malha metroferroviária nacional, as possibilidades de financiamento e investimento, além dos ganhos para a economia nacional.
Programa trará cresimento econômico O Secretário de Política Nacional dos Transportes, Marcelo Perrupato, falou sobre os benefícios que a duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias federais devem gerar para o Brasil. “Os custos de transporte das mercadorias brasileiras, como grãos e minério, devem cair em até 30%. Isso significa ganho de competitividade para o produtor brasileiro no mercado internacional” garantiu.
Além disso, a velocidade de transporte das mercadorias também irá aumentar. “Estamos fazendo novas linhas - em bitola larga, de 1,60 m - que suportam vagões mais pesados e que não estarão obstruídas pelas travessias das cidades para melhorar o tempo de trânsito das mercadorias. Em vez de circular a 20 km/h passaremos a transitar a 60 km/h”, afirmou Marcelo Perrupato, para quem a expansão do setor irá permitir ao país galgar novas posições no cenário econômico mundial.
Iniciativa privada é alavanca para o setor O presidente do conselho diretor da ANTF e da MRS Logística, Eduardo Parente, mostrou os números do transporte de cargas no país. Segundo ele, o setor metroferroviário brasileiro cresce cerca de 9% ao ano em volume de cargas transportadas, desde 1996, graças aos investimentos privados. Só entre 2005 e 2011, 27,4 bilhões de reais foram injetados no setor. “Esses investimentos sólidos da iniciativa privada brasileira já criam um ambiente atraente para o capital internacional”, avaliou Parente, para quem o investimento anunciado pelo governo brasileiro deverá criar condições ainda mais interessantes. “Estamos muito animados com o Programa de Logística do governo federal”, disse.
Novas vias, novos investimentos O diretor de Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Leonardo Alonso, apresentou a linha de financiamentos disponibilizada pelo banco para o setor. “A oportunidade de investimento está lançada e juntamente com o apoio financeiro do BNDES poderão ser solucionadas as restrições de gargalo logístico do país, o que terá um efeito multiplicador para toda a cadeia fornecedora de bens e serviços do setor”, comentou.
Fonte: Assessoria ANTF