Uso de ferrovias para transporte de grãos ganha espaço no Brasil, diz estudo
Em relação ao milho, a dependência de movimentação por rodovias foi reduzida de 83,8% em 2010 para 69,2% em 2019. Em termos de diversificação da matriz de transporte, o maior crescimento ocorreu no movimento hidroviário, passando de 1,2% em 2010 para 9,6% em 2019.
Ainda de acordo com o levantamento, a distância média percorrida por um caminhão para transportar soja e milho é de 357 quilômetros, já as ferrovias transportam milho a uma distância média de 1.258 quilômetros, enquanto para a soja são percorridos 1.047 quilômetros.
Na opinião do comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, a melhoria nas condições de infraestrutura traria melhorias para o agronegócio brasileiro. Quando se fala em uso de ferrovias para o transporte de grãos, você consegue agregar valor a esses produtos, pois você tem um sistema que favorece muito além da exportação do grão de soja, por exemplo, diz.
Ainda segundo o comentarista, mesmo após a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmar que o investimento em tecnologia e logística é de extrema importância para o agro, ainda é difícil implementar esses conceitos dentro do setor.
Fonte: Canal Rural