Modal ferroviário deve crescer 40% no Brasil até 2035, segundo Ministro dos Transportes
A afirmação foi feita ontem em coletiva de imprensa em Brasília sobre o plano de trabalho para os primeiros 100 dias de pasta. Dentre eles, o setor ferroviário é uma das principais preocupações, principalmente por conta dos projetos das ferrovias Ferrogrão e Integração Oeste-Leste (Fiol) – cujo trecho já foi licitado – e o projeto da Integração Centro-Oeste (Fico) , com o objetivo de promover o escoamento da produção do agronegócio brasileiro para os portos nacionais.
“Vamos investir nos grandes corredores de transporte, nas duplicações de rodovias e nas integrações ferroviárias para a ampliar competitividade da nossa economia. Estamos fazendo o reordenamento do ciclo de planejamento para os próximos quatro anos”, comentou o ministro, que prevê R$ 1,7 bilhão para as obras planejadas para o primeiro quadrimestre de 2023.
Na semana passada, o Ministério dos Transportes recebeu recomendações de ações prioritárias por meio de consulta pública. Foram mais de 6.000 contribuições, a maioria voltada para a melhoria da competitividade da infraestrutura e da logística para movimentação de mercadorias e pessoas.
Segundo o ministro, a ideia é ampliar os investimentos para fortalecer a competitividade internacional e proteger as condições ambientais do país. “Nosso objetivo é frear a involução da indústria nos últimos quatro anos. Estamos dispostos a melhorar nossos procedimentos para atrair mais investimentos privados.”
Fonte: CPG