Ferrovia Tereza Cristina e Museu Ferroviário promovem passeio de trem para alunos de Tubarão
No último sábado (05), a Ferrovia Tereza Cristina, em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, realizou um passeio de trem com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Faustina da Luiz Patrício, localizada em Tubarão. A unidade escolar, que faz parte do Projeto Tração teve como destino a cidade de Laguna, numa iniciativa voltada a aproximar a comunidade escolar da história ferroviária catarinense.
O Projeto Tração visa fortalecer os vínculos entre a comunidade escolar e a ferrovia, abordando temas como educação patrimonial, desenvolvimento humano, social e cultural, e já promoveu visitas frequentes ao Museu Ferroviário de Tubarão. Desta vez, o passeio de trem foi organizado para que os alunos pudessem vivenciar de perto o que estudam em sala de aula, tornando o aprendizado mais palpável.
A museóloga Silvana da Silva de Souza, destacou a importância da experiência. “O passeio foi uma grande oportunidade pedagógica. Viver o trem é a materialização de tudo o que eles aprenderam no projeto. Muitos alunos visitaram o museu, mas pouquíssimos tiveram a chance de ver o trem de perto, muito menos de andar nele”, afirmou.
Durante a viagem, os estudantes puderam observar a Ponte Anita Garibaldi a bordo do trem, aprofundando seus conhecimentos sobre a região. Christiane Martins Matias, diretora da escola, celebrou o impacto do passeio. “A ferrovia é o coração do bairro Oficinas, vizinha e parceira da nossa escola. Essa viagem foi um sonho realizado, especialmente para mim, que venho de uma família de ferroviários e ainda moro na vila. Poder compartilhar essa experiência com os alunos foi inesquecível”, disse a diretora.
Além de proporcionar um momento lúdico e educativo, o passeio também serviu como uma forma de incentivar as crianças a valorizarem e preservarem a memória ferroviária. O contato direto com o trem e a história da cidade reforçou a importância desse meio de transporte e sua relevância cultural e econômica para a região.